Menu
Segunda-feira | 22/01/2018 « Voltar
Notícia . Polícia 06/12/2017
Foto: FJBrugnago/JDV

SSP e PMSC ativam a 12ª Região Policial Militar em Jaraguá do Sul

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina realizaram na manhã de ontem, terça-feira, a solenidade de ativação e assunção de comando da 12ª Região de Polícia Militar. Como comandante assumiu o Coronel Amarildo de Assis Alves, que até então comandava a 5ª Região PM de Joinville.

O secretário de Segurança Pública, César Grubba, o Comandante-geral Coronel Paulo Henrique Hemm, autoridades civis e militares acompanharam o ato solene realizado no quartel do 14º Batalhão PM. Como primeiro ato foi repassado para o Batalhão uma viatura Duster para o Policiamento Tático e duas motocicletas para a guarnição da Rocam, além de equipamentos de segurança.

Um Fusca que era utilizado pela Polícia Militar para a Radiopatrulha na década de 1970 foi restaurado pelo Núcleo de Automecânicas da Acijs-Apevi e entregue ao quartel para participação em exposições e solenidades. Tem as cores padrão da Polícia Militar de SC. O Comandante-geral da PMSC, Coronel Hemm, efetuou a ativação da 12ª RPM, com cobertura em oito cidades e dois Batalhões (Jaraguá e São Bento).

Já no comando, o Coronel Amarildo passou a tropa em revista. Ato contínuo, em nome da comunidade regional, o prefeito Antídio Lunelli fez a saudação, exaltou o trabalho do 14º BPM e destacou a importância da criação da nova instância da PM catarinense em Jaraguá do Sul. Pediu o aumento do efetivo para que a região possa continuar tendo bons níveis de segurança e a preservação da ordem pública.

Nova Região Policial Militar tem 400 mil habitantes e oito municípios

O Coronel Amarildo de Assis Alves assumiu na manhã de ontem (5) o comando da recém-criada 12ª Região Policial Militar, com área de abrangência sobre oito municípios onde estão os 14º Batalhão e o 23º Batalhão, com sedes em Jaraguá do Sul e São Bento, respectivamente. A 12ª RPM é formada pelos municípios de Jaraguá do Sul (sede), Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.

Amarildo estava no comando da 5ª Região PM (sede em Joinville) com cinco Batalhões e 16 cidades. Na segunda-feira (4), ele participou da plenária da Acijs e Apevi, onde destacou a importância da criação da regional e relacionou as vantagens como a facilitação do fluxo administrativo e operacional, acesso direto ao comando geral, "falando de coronel para coronel" e mais autonomia e fortalecimento institucional da PM na região.

O comandante da 12ª RPM destacou também que as decisões passam a ocorrer em nível regional, como também a programação de recursos para o bom desempenho da Polícia Militar. O Coronel Amarildo observou que pretende manter a estreita parceria com órgãos públicos e entidades privadas, "onde em Jaraguá e região isso é muito forte".

NÚMEROS - Com 402.681 habitantes, a nova Região Policial Militar conta com 353 PMs distribuídos entre os oito municípios. Até o final de outubro esses municípios registraram 32.290 atendimentos, 18 homicídios, 2.706 prisões e 104 recolhimentos de armas em barreiras, batidas policiais entre outras ocorrências.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois