Menu
Quinta-feira | 19/04/2018 « Voltar
Notícia . Especiais 07/12/2017
SACERDÓCIO Padres Ítalo e Dúlcio completam 60 e 25 anos. Foto: Divulgação

Padres jubilares completam 60 e 25 anos de sacerdócio

Dois acontecimentos históricos acontecem no domingo, 10 de dezembro, na Paróquia São Judas Tadeu, Bairro Água Verde: os jubileus sacerdotais dos Padres Italo Cemim e Dúlcio de Araújo. A cerimônia de 60 anos de sacerdócio do Padre Italo e dos 25 anos do Padre Dúlcio acontece às 10h na Igreja Matriz São Judas Tadeu. Italo foi pároco e administrador de vários colégios e tem mais quatro irmãos que foram ordenados padres. Dúlcio é o atual pároco da São Judas Tadeu, em Jaraguá do Sul, já foi vigário geral e administrador da Diocese de Joinville e atualmente é assessor de imprensa da Diocese, nomeado pelo Bispo Dom Francisco Carlos Bach.

Padre Italo Cemim nasceu em Doutor Pedrinho (SC). Seu pai Giovanni Cemim foi militar do exército austríaco e participou da 1ª Guerra Mundial. Casado com Felicita Longo, o casal teve nove filhos, quatro mulheres (duas delas residem com o irmão Italo) e quatro homens. Estudou no seminário salesiano de Ascurra, São Paulo e Minas Gerais. Foi ordenado em São Paulo no dia 8 de dezembro de 1957 e celebrou a primeira missa em sua terra natal em 6 de janeiro de 1958. Ao longo da vida religiosa administrou vários colégios da congregação em Ascurra, Rio dos Cedros, Lavrinhas, Campo Grande e São Paulo. Atuou desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul como administrador de colégios e paróquias e por 30 anos foi professor.

Para cuidar dos pais tornou-se padre diocesano em 1984. Dentre as paróquias aonde autuou, esteve por 10 anos em Guaramirim (Senhor Bom Jesus) e desde 27 de novembro de 1993, com os pais bem idosos, passou a exercer sua missão junto à família e também como vigário da Paróquia São Judas Tadeu, onde permanece a serviço da Igreja, com sua disponibilidade e carisma.

Pároco da São Judas Tadeu completa o jubileu como padre

Trinta e cinco anos mais jovem do que o Padre Italo no ministério sacerdotal, o Padre Dúlcio Antônio de Araújo está completando o jubileu de prata. Ele foi ordenado em Guaramirim, sua cidade natal, no dia 13 de dezembro de 1992. Padre Dúlcio nasceu no dia 20 de novembro de 1967 e morou na localidade de Lagoa Nova, em Araquari, até os 15 anos, quando entrou para o Seminário Divino Espírito Santo, em Joinville, no ano de 1982.

É o quinto filho de Wildonir de Araújo (falecido) e de Amélia Maria da Cunha. Fez o curso de filosofia em Brusque e teologia em Florianópolis. Sua trajetória de vida e missão é ampla, tendo assumido várias paróquias e como orientador espiritual. Por um ano e um mês, Padre Dúlcio foi o Administrador Diocesano, no lapso de tempo da saída do Bispo Dom Orlando Brandes, nomeado Arcebispo de Londrina até a posse de Dom Irineu Scherer como Bispo de Joinville.

Também foi o vigário geral da Diocese e desde o dia 6 de fevereiro de 2016 é pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Jaraguá do Sul. Na Cúria Diocesana tem quatro atribuições: assessor de comunicação, integrante do Colégio de Consultores, Conselho de Presbíteros e da equipe de Reflexão Pastoral. Tem também forte atuação na assessoria de pastorais e movimentos da Igreja Católica, dentro da Diocese.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois