Menu
Terça-feira | 23/10/2018 « Voltar
Notícia . Especiais 12/12/2017
Foto: Divulgação

Contorno oeste e duplicação da SC-108 são apresentadas pelo Deinfra

Técnicos e representantes do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e da empresa Sotepa, apresentaram na tarde do dia 7 de dezembro os pré-projetos da duplicação da SC-108, no trecho que liga Guaramirim a Massaranduba, além do contorno oeste da BR-280, em Jaraguá do Sul. A apresentação reuniu também prefeitos e técnicos do município para ouvir demandas, refazer estudos em caso de necessidade, para atender as solicitações, se tecnicamente viáveis.

A primeira apresentação foi do contorno oeste da BR-280 em Jaraguá do Sul, que terá início no trevo principal do Bairro Nereu Ramos e segue por 13,2 quilômetros até a SC-110, no Bairro Rio Cerro, próximo a empresa Bell’Arte. O vice-prefeito de Jaraguá do Sul e secretário de Desenvolvimento Econômico , Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Udo Wagner, falou que este contorno é fundamental para o desenvolvimento econômico de vários municípios da região.

“Santa Catarina é o Estado campeão em incentivos fiscais, primeiro item analisado por um empresário para decidir onde fará seu investimento, e o segundo é a mobilidade. Com o contorno vamos resolver este problema, desviar do Centro todo trânsito pesado que venha de Rio Negrinho, Mafra, Pomerode e outros e ainda crescer economicamente”, enfatizou. A empresa explicou que este é um estudo de 20 anos. O secretário executivo da ADR, Leonel Pradi Floriani, solicitou que fosse estudada a possibilidade de mudança no traçado do contorno no entroncamento com a SC-110. “

O local em que está pré-projetado é muito urbanizado, imagina daqui a 20 anos, temos que pensar no futuro e também facilitar o acesso a Massaranduba, se for projetado para sair alguns quilômetros à frente, sentido Pomerode, escapamos do movimento intenso na área urbanizada da SC-110 e facilitamos o acesso ao município vizinho”, sugeriu Floriani. Presente, o prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi, concordou com a sugestão. O contorno irá contar com duas pontes (sobre os rios Jaraguá e Cerro), dois viadutos (entroncamento das ruas Pastor Alberto Schneider e Bertha Weege) e rotatória no entroncamento com a SC-110.

Duplicação da SC-108 vai do Bairro Escolinha ao trevo com a SC-415

No segundo momento foi feita a apresentação do projeto de duplicação da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba. Além da duplicação, está prevista a mudança de traçado, haja vista a impossibilidade em alguns trechos por causa das edificações já existentes e locais impróprios. Com a mudança prevista, o trecho começaria entre os bairros Escolinha e Bananal do Sul, com extensão de oito quilômetros até a saída projetada no Bairro Rio Branco e finalizaria no trevo de interseção com a SC-415, acesso para São João do Itaperiú.

O chefe da equipe de projetos geométricos, Jeferson Cardoso, informou que a topografia já começou nos pontos onde a duplicação acontecerá paralela à rodovia. Por haver um trecho da SC-108 não contemplado no projeto de duplicação, o secretário Floriani disse que uma reunião será marcada com o presidente do Deinfra para apresentar a solicitação. Ele ressaltou que toda produção que passa na BR-470 e segue para os portos e aeroportos do Norte do Estado passam pela rodovia. A partir de agora a empresa irá alinhar o projeto conforme as solicitações apresentadas para posterior aprovação do Deinfra e continuidade dos estudos para elaboração do projeto executivo. A empresa tem prazo até setembro de 2018. O valor investido pelo Governo do Estado para este serviço é de R$ 1,9 milhão.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois