Menu
Segunda-feira | 22/01/2018 « Voltar
Notícia . Geral 23/12/2017
Foto: Ilustrativa

Ceia de Natal está 7 por cento mais barata em 2017, diz FGV

Um alívio para os brasileiros neste Natal deu a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar nesta semana a pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), sobre os preços dos itens que compõem a Ceia de Natal. De acordo com a pesquisa, a Ceia será mais farta, tendo em vista que os itens estão 7,68% mais baratos do que em 2016, e abaixo dos 3,24% medidos pelo Índice de Preços do Consumidor-10, também da FGV, como inflação média no acumulado dos 12 meses do ano, de janeiro a dezembro. Entre os motivos que levaram à queda dos preços está o bom ano vivido pelo setor da Agricultura, com abundância e oferta garantida de alimentos. De acordo com a pesquisa, os itens que tiveram a redução de preços acima dos 10% estão as frutas, a farinha de trigo, o bacalhau, o arroz e a batata-inglesa. Por sua vez, o lombo suíno, a cebola e o vinho aumentaram consideravelmente, entre 5 e 6%.

Opções de receitas para gastar pouco com a Ceia de Natal

Salada de Batata:

1kg de batata branca;
1 xícara de maionese;
1 cebola roxa pequena;
Salsinha, pimenta e sal
à gosto;

Preparo:
Cozinhe as batatas com casca até conseguir furar com o garfo. Descasque, corte em cubos. Acrescente a maionese, a cebola em rodelas, os demais ingredientes e leve à geladeira até a hora de servir.

Rabanada de Panettone:

Um Chocotone
1 xícara de leite
5 colheres de achocolatado
4 ovos
Óleo para fritar
Mistura de açúcar e canela para polvilhar.

Preparo: Misture bem o achocolatado e os ovos ao leite, mergulhe as fatias do panetone até absorver bem o líquido e frite-as em um dedo de óleo. Escorra em papel-alumínio e polvilhe açúcar e canela antes de servir.

Frango na cerveja:

1 Frango (conte de 200 a 300 gramas de carne por adulto).
Sal e pimenta a gosto, alho, limão, manteiga
1 Lata de cerveja. Papel-alumínio

Preparo: Retire os miúdos, seque com um papel toalha. Tempere a cavidade e embaixo da pele com sal e pimenta. Recheie a cavidade do frango com um limão cortado em quatro partes e com uma cabeça de alho, inteira, cortada ao meio, na horizontal. Amarre as pontas das coxas com um barbante, para que fiquem juntas, e prenda as pontas das asas embaixo da peça. Coloque-a em uma assadeira, pincele a manteiga e tempere com sal e pimenta. Na assadeira, despeje toda a lata de cerveja e cubra com papel-alumínio. Asse em forno pré-aquecido a 200º por 1 hora, aproximadamente. Após esse tempo, asse por mais 30 minutos, em temperatura de 250º graus, até a pele dourar. Deixe o frango descansar por cerca de 20 minutos, após assado, antes de servir. Esse tempo é necessário para que o suco da carne se estabilize, aumentando o sabor.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois