Menu
Segunda-feira | 22/10/2018 « Voltar
Notícia . Geral 22/12/2017
Divulgação

Plano Municipal de Saúde prevê melhorias no atendimento

O Plano Municipal de Saúde para o período de 2018 a 2021 foi homologado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, após aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde. O documento define e norteia as ações anuais que serão realizadas pelos serviços de saúde por meio da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do diagnóstico e análise das necessidades da população.

O documento possui quase 200 páginas e foi elaborado de forma participativa, envolvendo representantes da comunidade, das secretarias e conselhos municipais, dos hospitais, do Governo do Estado e de instituições como o Sesi, a partir das propostas da 7ª Conferência Municipal de Saúde e da 1ª Conferência Regional da Saúde da Mulher.

Além de trazer um perfil da população de Jaraguá do Sul, com dados como faixa etária predominante, percentagem da população idosa e de envelhecimento, esperança de vida ao nascer, entre outras, e de informações relativas às estruturas de saúde do município, o documento aponta como diretrizes para a área de saúde entre 2018 e 2021 ações de organização e de ampliação da rede de atenção à saúde.

Nelas se inclui a melhoria da distribuição das consultas de Atenção Básica e de consultas especializadas, de acordo com a demanda e a estimativa populacional de cada bairro; a revisão do trabalho, com elaboração de fluxos, a melhora dos ambientes funcionais para trabalhadores e usuários das unidades de saúde e, o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação permanente, como por exemplo, elaboração de planos de capacitação e de educação.

Postos de saúde e reestruturação do Pama estão no planejamento

O Plano Municipal de Saúde 2018-2021 também prevê a elaboração e implementação do Plano de Cargos e Salários e a adoção de uma Política de Comunicação, com o objetivo de melhorar a comunicação interna e externa da Secretaria, com ações como a implantação do prontuário eletrônico.

A reorganização da vigilância em saúde, a ampliação do acesso aos atendimentos da rede de urgência e emergência e de reestruturação das unidades do PAMA, a inauguração, construção e reforma de postos de saúde, conforme estudo de demanda nos bairros Ribeirão Cavalo, Jaraguá 84 e Ana Paula.

E a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a ampliação, por meio de projeto piloto, do horário de atendimento de uma unidade de saúde também estão entre as metas previstas para os próximos quatro anos. O Plano Municipal de Saúde, na íntegra, pode ser conferido pela população pelo link: http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=19058


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois