Menu
Terça-feira | 21/08/2018 « Voltar
Notícia . Eventos 26/01/2018
Marcelo Luís/Femusc

Musicistas do Femusc produzem a La Bohème em tempo recorde

Produzir uma ópera é um trabalho árduo, repleto de detalhes e que, geralmente, exige meses de ensaios. Mas, no Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) essa regra ganha exceções ano após ano. Em 2018, alunos e professores se uniram para montar a obra La Bohème, de Giacomo Puccini, em menos duas semanas. Com cerca de 150 músicos envolvidos, o espetáculo será apresentado em sua forma completa, ou seja, com o palco sendo compartilhado por solistas, coral, banda, coro infantil, pianista co-repetidor e orquestra. A direção cênica é de Gino Quilico e a direção musical cabe à maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire.

Conforme Alex Klein, diretor-artístico do Femusc, La Bohème é o projeto mais complexo já montado nas 13 edições do Festival. Em apenas duas semanas, a ópera está exigindo 160 horas de ensaios com os alunos. “Estamos aqui para desafiar. Nós, professores, apostamos que se programarmos algo que está um pouco além do que eles pensam que podem fazer, vão quebrar as suas limitações e alcançar outro nível”, explica.

Para acompanhar o resultado de todo esse esforço, o público pode assistir às duas récitas da ópera, nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27. “Em resposta ao público que no Femusc anterior esgotou os ingressos para A Flauta Mágica, de Mozart, em meros 15 minutos, desta vez, apresentaremos duas vezes a La Bohème”, comenta Klein. Hoje é às 20h30min e no sábado, às 14h30min.

Concerto para Famílias retorna no sábado à Scar

O Festival de Música de Santa Catarina está chegando ao fim. No sábado (27) às 10h30min, a Sinfonietta do Femusc retorna ao palco no Grande Teatro para apresentar uma nova edição do Concerto para Famílias. Liderado pelo maestro argentino Norberto Garcia, ele começa às 10h. O espetáculo tem um enredo próprio construído ao longo de seis meses, especialmente para arrancar gargalhadas da plateia.

Antes da apresentação as crianças ainda podem se surpreender com os instrumentos, seus sons e diferentes formatos no Zoológico Musical. No Femusc, ao contrário de animais, as crianças descobrem violinos, piano, instrumentos de percussão, harpa, tuba, contrabaixo e trombones.

Para participar do Concerto para Famílias é preciso retirar os ingressos gratuitos com antecedência na secretaria da Scar. E depois do Concerto, o Festival segue com apresentações envolvendo crianças. A partir do meio dia acontece o concerto final do Femusckinho, colônia de férias musical do Festival e do Femusc Jovem, este destinado a alunos de 12 a 17 anos.

Está chegando ao fim a maratona do Festival de Música de Santa Catarina

A maratona do Femusc está chegando ao fim. Hoje, 26 de janeiro, a programação reserva o Femusc no Shopping ao meio dia e às 18h o Piano Masters e Violão Plus na Scar. E segue às 19h, no mesmo local, o Momento Springmann e Recitais de Piano. Às 20h a série Concertos Sociais será levado ao Teatro Municipal de Pomerode e no mesmo horário, na Scar, o Musicalmente Falando e às 20h30min, o Grande Concerto e Recitais de Câmara, nos dois teatros, simultaneamente.

No sábado a programação começa mais cedo. Às 10h tem o Concerto para Famílias, 12h o Concerto Femusckinho e Femusc Jovem, 14h30min a obra La Bohème em reapresentação, 18h o Piano Masters, 19h tem Recitais de Canto Lírico, 20h o Musicalmente Falando e para finalizar, às 20h30min, o grande concerto de fechamento do 13º Festival de Música de SC.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois