Menu
Segunda-feira | 28/05/2018 « Voltar
Notícia . Política 01/02/2018
Banco de Imagens/JDV

Governo do Estado decreta feriados e pontos facultativos deste ano

O governador Raimundo Colombo editou o decreto de feriados e pontos facultativos do ano de 2018, válido para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Executivo catarinense. Entre o Carnaval e o Natal, serão nove feriados e quatro pontos facultativos. Os pontos facultativos estabelecidos pelos municípios ou pelo Governo Federal não se aplicam aos órgãos estaduais. Já os feriados municipais devem ser observados pelos órgãos catarinenses nas cidades em que estejam localizados. O decreto 1.460/2018, publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira (30) estabelece que os serviços públicos essenciais devam ser garantidos com escalas de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

Feriados e pontos facultativos de 2018

- 12 de fevereiro, segunda-feira, Carnaval (ponto facultativo);
- 13 de fevereiro, terça-feira, Carnaval (ponto facultativo);
- 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 13 horas);
- 30 de março, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril, sábado, Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio, terça-feira, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 31 de maio, quinta-feira, Corpus Christi (ponto facultativo);
- 11 de agosto, sábado (será transferido para o domingo subsequente), Data Magna do Estado de Santa Catarina (feriado estadual);
- 7 de setembro, sexta-feira, Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro, sexta-feira, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 2 de novembro, sexta-feira, Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro, quinta-feira, Proclamação da República (feriado nacional);
- 25 de dezembro, terça-feira, Natal (feriado nacional).

Número de feriados divide opiniões de empresários de SC

Com 11 feriados em dias úteis ao longo do ano os empresários catarinenses avaliam as possibilidades em 2018. Enquanto o comércio teme perdas nas vendas, principalmente porque a maioria deles possibilitará o prolongamento dos dias de dispensa e a consequente retração no movimento de lojas, setores que se valem destas datas para ampliar a receita, como hotéis e restaurantes, enxergam nestas datas as chances para incrementar o caixa.

Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) – entidade que representa mais de 43 mil associados em todo o Estado –, não abrir as portas em datas próximas às de pagamento dos salários significará a perda de oportunidade de vendas. “O consumidor está retomando o otimismo e em 2018 teremos muitos feriados próximos aos dias considerados de maior fluxo nas lojas. Os segmentos de vestuário, calçados e de móveis – mais procurados – certamente serão os que mais devem sentir o impacto”, avalia.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois