Menu
Domingo | 18/02/2018 « Voltar
Notícia . Especiais 08/02/2018
Zilpa Tavares está há 25 anos no que ela chama de "hotel para idosos".. Foto: Isandro Fiamoncini/JDV

Dona Zilpa Tavares, uma das primeiras moradoras do Lar das Flores, comemorou 90 anos

A pensionista Zilpa Zelinda de Oliveira Tavares comemorou seu aniversário no último dia 6 de fevereiro e para marcar a data, realizou um café da tarde, com direito a bolo e espumante, para os amigos mais próximos. Com passos vagarosos e tranquilos de quem completa 90 anos, Dona Zilpa chegou acompanhada pelos amigos à Confeitaria Melânia.

Entre os convidados, Dona Zilpa, que foi uma das primeiras moradoras da Associação Assistencial para Idosos Lar das Flores, em Jaraguá do Sul, recordou a sua trajetória e as aventuras que viveu entre as cidades de Joinville, São Paulo, Curitiba e são Francisco do Sul.

Em Jaraguá do Sul, Dona Zilpa chegou há 25 anos, viúva, quando decidiu adotar o “Hotel para Idosos” como moradia. Mas, a relação dela com a cidade começou muito antes disso, ainda na adolescência. “Sempre quis morar em um hotel de idosos e consegui. Hoje sou uma das flores que mora lá”, afirma.

Aos 13 anos, Zilpa foi matriculada pelo pai no Instituto Cristão de Castro, um colégio interno para meninas localizado na cidade de Castro, no Paraná, próximo a Ponta Grossa, a 150 quilômetros da capital do Estado, Curitiba.

Ao puxar a memória, Zilpa recorda as viagens que fazia nas férias, entre a casa e a escola, e das passagens pela Estação Ferroviária de Jaraguá do Sul, na década de 1940. “Eu gostava tanto”, exclama. “A gente era nova e queria flertar com os caras que estavam lá. Eram tão bonitos”, completa.

Zilpa nasceu em 6 de fevereiro de 1928. É natural de Joinville e possui nove irmãos. De todos, quatro mulheres estão vivas e moram as cidades de São Paulo, Joinville, Balneário Camboriú e Curitiba. Até pouco tempo, Zilpa não se deixava intimidar pela distância, chamava um táxi até o Lar das Flores e saia a visitar as irmãs.

Solteira até os 40 anos, casou-se com um oficial da aeronáutica natural de São Francisco do Sul, mas que conheceu em São Paulo, por intermédio da família Wiest, de Jaraguá do Sul. “Quando ele ficou viúvo, ele morava em Santos, uma prima dele morava em São Paulo e sempre me convidava para ir visitá-la e eu nunca ia. Um dia ela me ligou e disse que o Enio queria me conhecer.

E eu respondi por que ele quer me conhecer, ele é casado com a italiana. Mas, ela disse que a italiana tinha morrido. Aí eu fui. Quando cheguei à casa dela, ele estava lá e perguntou: tua mãe está boa? E ele respondeu: nós somos todos da mesma igreja. Ai enjambrou”, contou Dona Zilpa. Após o casamento, o casal morou em Enseada, próximo ao mar.

Quando ficou viúva, Dona Zilpa já morava em Joinville e procurou um local mais confortável para viver, em que não precisasse cozinhar ou realizar outras tarefas cotidianas. Descobriu o Lar das Flores e se mudou imediatamente. Nos primeiros anos em Jaraguá do Sul, dedicava suas horas a conhecer a cidade e a realizar compras. As saídas diárias a tornaram conhecida na cidade.

Os anos passaram e hoje, Dona Zilpa já não passeia com tanta frequência. Passa os dias em seu apartamento, junto da sua cuidadora Neusa Piccinini Meier, que também a acompanha em pequenas saídas, como idas ao banco. Durante as comemorações de seu aniversário, um brinde e, antes de cortar o bolo, recheado com nozes e castanhas, uma oração, recitada em versos, em agradecimento por completar 90 anos de idades.

“Obrigado, Senhor, pela vida que me destes/Assim como ela é, assim como ela foi./Pelos sonhos que tive e não floriram,/pelos sonhos que tenho e florirão, talvez./Obrigado, também, pelas falhas/de que a vida se tece, como os furos de uma renda/e que por vezes se rasga,/ mas vossa mão divina sempre conserta/ com os dedos cheios de amor./E obrigado, principalmente, pelos detalhes:/ficou tudo tão diferente do que eu sonhara,/mas está bom assim./Obrigado, Senhor.”


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois