Menu
Segunda-feira | 28/05/2018 « Voltar
Notícia . Geral 09/02/2018
Marcelo e Hideraldo entregam exemplar ao editor do JDV, Flávio José, ontem pela manhã. Foto: Jeferson Klahold

Defesa Civil distribui versão atualizada do Plano de Contingência

A Diretoria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul começou a distribuir o Plano de Contingência para situações de desastres em formato de cartilha. A publicação está chegando nesta semana para as Policias Civil, Militar, Bombeiros e demais entidades parceiras do Município em momentos de crise como Grupo Gerar, Jeep Club Jaraguá, Clube de Canoagem Kentucky além dos próprios secretários municipais envolvidos e a imprensa local.

O Plano de Contingência para deslizamentos, alagamentos e inundações do Município de Jaraguá do Sul, segundo o diretor da Defesa Civil, Hideraldo Cole, estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta em eventos relacionados a estes desastres naturais.

O chefe de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, Marcelo Ludvichak, destaca que o plano foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Jaraguá do Sul que assumiram o compromisso de atuar de acordo com suas prescrições bem como realizar as ações para criar e manter as condições necessárias para que possam desempenhar as atividades e responsabilidades nele previstas. O Plano de Contingência já existia, contudo, foi atualizado.

Exemplar do Plano de Contingência é entregue à redação

O diretor da Defesa Civil, Hideraldo Cole, acompanhado do chefe de Prevenção e Desastres, Marcelo Ludvichak, e do diretor de Comunicação da Prefeitura, Giovane Mazzini, entregaram na manhã de ontem na redação do JDV, um exemplar do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O documento traz também o mapa de históricos de inundações e imagem do sistema georreferenciado do mapa de risco de deslizamento, com descritivo de ocorrências registradas a partir de 2008, quando em novembro aconteceram as tragédias, com 13 vítimas fatais.

É um trabalho bem elaborado e atualizado, com o organograma do Sistema de Comando em Operações, as coordenações que entrarão em operação assim que registros extremos ocorrerem, como deslizamentos, inundações bruscas, ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos. “Agora estamos organizados e prontos para dar a pronta resposta aos atingidos, com áreas e funções definidas, o que não havia em eventos anteriores”, comentou o diretor Hideraldo Cole.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois