Menu
Quinta-feira | 21/06/2018 « Voltar
Notícia . Especiais 08/03/2018
Banco de Imagens/JDV

Uma Rede de voluntárias de mulher para mulher

Março é um mês emblemático para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Guaramirim. Neste dia 8 é o dia internacional da mulher que lembra a luta feminina pelos direitos. Historicamente, as mulheres batalham para conquistar espaços políticos, civis e sociais. Nesse dia, é necessário um olhar sobre uma luta que também precisa avançar e tem tudo a ver com direitos: a luta pela chance de viver, enfrentada anualmente por mais de 60 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Esse tipo de câncer, que oferece até 90% de chance de cura, ainda é o que mais mata mulheres no Brasil, sendo responsável por aproximadamente 20% dos casos de câncer em nosso País. Em 2 de março de 2017, a Rede Feminina conquistava a documentação de sua constituição como entidade assistencial e em 16 de maio, em evento memorável no salão São João Paulo II, da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, era dada a posse da primeira diretoria, com Carla Regina Schütze Deretti assumindo a presidência.

Em 31 de agosto, a Rede inaugurava a sede, na Rua 28 de Agosto, 2.271. Um espaço acolhedor onde funciona a loja, a administração e a área de atendimento as pacientes. Desde a posse, com a participação, doação e entusiasmo das voluntárias, um intenso trabalho foi realizado. O relatório mostra isso. Segundo a presidente Carla, foram quatro ações de conscientização, 48 atendimentos psicológicos individuais e duas biópsias realizadas.

Soma-se 20 doações de lenços, cinco empréstimos de perucas e cinco eventos realizados, 35 mamografias pagas via SUS ou RFCC, 10 palestras, seis orientações de nutricionistas, 10 palestras, 138 preventivos realizados, 32 sessões de reiki, três visitas a pacientes em hospital e 111 nas residências.

Nesse tempo, 56 voluntárias receberam formação. “Essa é uma etapa muito importante do nosso trabalho”, aponta a presidente Carla, para quem o dia internacional da mulher é também data para homenagear as guerreiras cor de rosa que se doam na ajuda às portadoras de câncer no seu bem estar físico e emocional.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois