Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Notícia . Geral 14/09/2018
Lançamento acontece na terça-feira pela manhã no Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul. Crédito da foto: Isandro Fiamoncini/JDV

PM lança Rede Catarina de Proteção à Mulher

A Polícia Militar de Santa Catarina lança na terça-feira, 18 de setembro, às 9h30min, na Sala do Júri do Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul, a Rede Catarina de Proteção à Mulher. O programa tem por finalidade direcionar os esforços por parte da corporação no combate e prevenção à violência doméstica, particularmente contra as mulheres.

A violência doméstica é um dos cinco indicadores mais críticos dentre todas as ocorrências atendidas no Estado. A rede foi idealizada a partir de práticas bem sucedidas em todo o território nacional. Ela dá a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que vai dar voz e dignidade a elas, a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma simples e efetiva.

O programa está estruturado a partir de três eixos: ações de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica. A Rede Catarina de Proteção à Mulher é uma estratégia de prevenção da Polícia Militar de Santa Catarina para preservação da ordem pública, assim como a Patrulha Maria da Penha, que deve ser criada. Várias cidades de Santa Catarina já implantaram a Rede.

SC registra alto índice de violência contra mulheres

Em Santa Catarina, no ano passado, a violência doméstica representou a morte de 48 mulheres no Estado. Outras 13 mil catarinenses registraram casos de lesões corporais sofridas no ambiente doméstico. O mesmo tipo de violência que resultou em 649 casos de estupro em 2017. Os dados são do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Para tentar combater a violência doméstica, a Lei Maria da Penha ganha força em todo país. Em Santa Catarina, a Polícia Militar criou em 2017 a Rede Catarina de Proteção à Mulher, com o objetivo de oferecer suporte às vítimas que já tem medidas protetivas judiciais e àquelas que procuram ajuda da polícia.

A experiência da rede em Blumenau foi compartilhada durante o Seminário Regional “Pelo fim da violência contra a Mulher”, realizado em Florianópolis, na Assembleia Legislativa, em março último.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois