Cotidiano | 01/12/2025 | Atualizado em: 04/12/25 ás 21:03

100 anos da Duas Rodas: de Jaraguá do Sul para o mundo, uma história de inovação, coragem e legado industrial

PUBLICIDADE
100 anos da Duas Rodas: de Jaraguá do Sul para o mundo, uma história de inovação, coragem e legado industrial

Em 1º de dezembro de 1925, um jovem casal de imigrantes alemães deu início, em Jaraguá do Sul, àquilo que viria a se tornar uma das maiores multinacionais do setor de aromas e ingredientes da América Latina. A história da Duas Rodas Industrial começou com Rudolph e Hildegard Hufenüssler, que trouxeram mudas de hortelã-pimenta da Europa e instalaram a primeira fábrica brasileira dedicada à extração de óleos essenciais de plantas tropicais. Um século depois, a empresa exporta para mais de 70 países e opera em oito, levando o nome de Jaraguá ao mundo.

Do cultivo artesanal à líderança industrial

Inicialmente batizada de Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências., a empresa se destacou já na década de 1930 pela produção de óleos de laranja amarga, tangerina e limão para exportação. Em 1945, ganhou visibilidade nacional com a inauguração da primeira fábrica nacional de cafeína extraída do mate, que contou com a presença do então interventor federal Nereu Ramos. A ocasião foi marcada por discursos que enalteceram o papel de Jaraguá do Sul no cenário industrial catarinense. Em 1938, tornou-se Indústrias Reunidas Jaraguá S.A

Interventor Nereu Ramos em inauguraçao na empresa (Duas Rodas). Foto: arquivo/edição IA

A empresa também fomentava a agricultura na região, absorvendo a produção familiar de diversos cultivos, como aipim e araruta.

Com visão de futuro e espírito empreendedor, Rodolfo Francisco Hufenüssler, da segunda geração da família, ampliou a atuação da companhia e consolidou seu nome como referência nacional no setor de aromas. A marca “Duas Rodas” só foi oficializada em 1992, inspirada no brasão de Mainz, cidade natal dos fundadores, cujos símbolos representam tradição e continuidade.

Rudolph Hufenüssler faleceu em 8 de março de 1955, em Curitiba, onde havia sido levado para tratamento de uma enfermidade persistente. Seu corpo foi trasladado para Jaraguá do Sul e recebido com profunda consternação pela comunidade. O caixão foi carregado por operários da empresa até o Cemitério Municipal, em um sepultamento marcado por homenagens emocionadas. O Padre Teodoro Becker conduziu a cerimônia religiosa e, em nome do Rotary Club, discursou o Dr. Arquimedes Dantas. Fundador e diretor-gerente das Indústrias Reunidas, Rudolph deixou viúva, Hilda Hufenüssler, e dois filhos: Dietrich e Rodolfo Francisco.

Morte do fundador comoveu Jaragua do Sul

Figura de destaque na vida social jaraguaense, foi reconhecido por seu espírito trabalhador, pela formação em química e ciências farmacêuticas pela Escola Superior de Stuttgart e por transformar um pequeno negócio em uma das maiores empresas do município.

Expansão global e gestão profissionalizada

partir dos anos 2000, a terceira geração, impulsionou a consolidação do projeto de crescimento da Duas Rodas, fortalecendo o processo de governança corporativa e promovendo um grande salto na expansão global da multinacional latino-americana, e que agora dá largada a um novo ciclo. Leonardo Fausto Zipf e Monika Hufenüssler Conrads assumiram o comando da gestão em 2002. A partir de 2011, Monika tornou-se Presidente do Conselho de Administração (até 2019), e Leonardo assumiu a Presidência-Executiva, posição em que ficou até início deste ano, respondendo simultaneamente pela Presidência do CAD entre 2023 e 2025. Em abril, ele formalizou a sua sucessão, oficializando Rosemeri Francener como Presidente-Executiva/CEO.

Hoje, a Duas Rodas opera no Brasil (SC, SP e SE), Colômbia, Chile, México, Alemanha (com centro de inovação e logística), EUA, China e Polônia. Seu portfólio supera 5.000 ingredientes, voltados às maiores indústrias alimentícias do planeta.

Centenário celebrado com música, memória e visão de futuro

A festa comemorativa pelos 100 anos da Duas Rodas foi realizada em 29 de novembro no Parque de Eventos Ademar Duwe, com a presença de colaboradores, parceiros e comunidade. O cantor Gustavo Bardim e uma banda de covers internacionais animaram a noite, que também contou com projeções históricas e momentos institucionais.

Elisabete M. Ramthun participou da comemoração com a familia (Foto: arquivo pessoal/Facebook)

Já as homenagens e declarações públicas de autoridades ocorreram em outros eventos realizados ao longo do ano. Em uma dessas ocasiões, Gilberto Seleme, presidente da FIESC, destacou: “A Duas Rodas chega aos 100 anos como exemplo de inovação constante e internacionalização bem-sucedida”.

Leonardo Zipf, presidente do Conselho, também reforçou o legado da família e o compromisso com o futuro: “Chegar aos 100 anos é privilégio de quem sabe evoluir sem perder a essência”.

E pra você, o que muda?

A história da Duas Rodas é também a história de Jaraguá do Sul como polo de inovação, coragem e visão industrial. Seu crescimento simboliza o potencial da região para competir em nível global e inspira novas gerações a empreender com propósito. O centenário não é só uma festa: é um legado que segue vivo.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Marcio Martins

Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br