Cultura

Sessão especial lembra os 150 anos da imigração italiana na Alesc

Aniversário de 150 anos da Imigração Italiana é comemorado oficialmente em 21 de fevereiro

16/02/2024

Em 2024 celebramos um grande marco para a história nacional, o aniversário de 150 anos da Imigração Italiana, comemorado oficialmente em 21 de fevereiro, data que remete à chegada do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos, no Espírito Santo.

 

Os italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura brasileira e contribuíram significativamente para a indústria, comércio, artes e gastronomia. A presença italiana no Brasil é notável até hoje, influenciando aspectos da cultura brasileira, como a língua, culinária, festas e tradições.

150

Sessão especial lembra os 150 anos da imigração italiana na Alesc

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Eles são descendentes da enorme massa de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil entre 1870 e 1960.

 

Em Santa Catarina existe uma comissão organizadora dos festejos do sesquicentenário da imigração italiana e no dia 26 de fevereiro, às 19h, a Assembleia Legislativa fará sessão especial proposta pela Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, presidida pelo deputado Vicente Caropreso, para lembrar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil.

 

150 anos de imigração – Os primeiros 388 imigrantes italianos desembarcaram em 21 de fevereiro de 1874, no porto de Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio “La Sofia”. Esse evento marcou o início da grande imigração italiana no país. Em Santa Catarina, os primeiros 108 colonos italianos chegaram em 1875, estabelecendo-se em Brusque.

 

150

Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, contando com mais de 100 mil catarinenses que possuem cidadania italiana.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Notícias relacionadas

x