Brasil

Assembleia Legislativa comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil

150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa

29/02/2024

Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa, e presidida pelo deputado Mauro de Nadal, na noite de segunda-feira (26). Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina.

 

“Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referências na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade”.

 

150 anos

150 anos de imigração italiana lembrados no Legislativo. Foto: Solon Soares/Agência Alesc

O coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Vicente Caropreso, saudou todos os descendentes e corpo consular da Itália nos estados do sul do Brasil, além de todos os representantes das artes e cultura italiana em Santa Catarina. “Assim, como descendente da segunda geração de italianos que chegaram ao Brasil, é com grande honra e emoção que me dirijo a todos vocês para celebrar um marco fundamental na história do Brasil: os 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil”.

 

Caropreso também relembrou a chegada dos italianos no Brasil. O parlamentar destacou, ainda, que, como existe o marco da chegada dos imigrantes italianos no Brasil, em 1875, os 150 anos da imigração Italiana em Santa Catarina serão celebrados no próximo ano com uma programação à altura dos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em nosso estado.

 

 

Representantes e incentivadores da cultura italiana são homenageados

 

Durante a cerimônia, 21 entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Casa de Brusque, Arquivo Público de Santa Catarina, Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel (Jaraguá do Sul) e a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, foram homenageados.

 

A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, agentes políticos e membros de círculos italianos e outras entidades. O deputado da República Italiana, eleito pelos conterrâneos residentes na América do Sul, Fábio Porta, também prestigiou o evento.

 

150 anos

Solon Soares/Agência Alesc

“É uma homenagem importantíssima. Nossa presença hoje aqui é testemunha não só de uma homenagem aos italianos no Brasil, mas também uma homenagem aos italianos em Santa Catarina, que talvez seja a maior e mais influente do Brasil”.

 

Entre os municípios que oferecem o curso de língua italiana no currículo da rede de ensino está Massaranduba, também homenageado na noite histórica.

 

 

Massaranduba tem cinco polos para o ensino da língua italiana

 

Na segunda-feira (26), o município de Massaranduba, representado pelo prefeito Odenir Deretti, foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo ensino da língua italiana nas escolas. A homenagem foi realizada na sessão especial em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, organizada pelo deputado Vicente Caropreso, coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália.

 

Além do prefeito, também representaram o município, a secretária de Esporte, Cultura e Turismo, Soraia D. Kraisch Daniel; a secretária de Educação, Sandra B. Pinto Reikavieski; o professor de italiano Alírio Valentini e Valdir Ronchi, presidente da Comissão Pró Gemellaggio.

 

150 anos

A língua italiana é lecionada nas escolas Pedro Aleixo, Araci Duarte, Bruno Linden, Maria Konder, além da Escola Alto Luiz Alves que possui o italiano desde o pré-escolar até o 5º ano. O objetivo deste programa que é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Esporte, Cultura e Turismo é manter as tradições dos povos colonizadores por meio do resgate do idioma, principalmente com as crianças e adolescentes.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x