Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
24 de Março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose
A tuberculose é um sério problema da saúde pública; em Jaraguá do Sul, o tratamento é realizado no Serviço de Assistência Especializada
24/03/2025
Nesta segunda-feira (24), é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para garantir a cura da doença. Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento é gratuito, tendo duração de, no mínimo, seis meses, sendo necessário tomar medicação, diariamente.
Há casos em que o tratamento precisa ser estendido por mais tempo, a depender da avaliação clínica e de resultados de exames laboratoriais. Em Jaraguá do Sul, o tratamento é realizado no Serviço de Assistência Especializada (SAE).
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. É transmissível e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
A tuberculose (TB) continua sendo a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo. Segundo o Relatório Global sobre TB 2024 da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 10,8 milhões de pessoas adoeceram com TB e 1,25 milhão morreram da doença.
No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, sendo que o tratamento é gratuito e oferecido pelo SUS, mas a adesão completa ao protocolo de seis meses ainda é um desafio.
Diagnóstico
Para diagnosticar a tuberculose pulmonar, é necessário realizar o exame baciloscopia, cultura ou teste molecular rápido para tuberculose. Outros exames também podem ser solicitados, como radiografias, tomografias, biópsias, entre outros).
Sintomas
Em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse por três semanas ou mais, associada ou não à febre especialmente à tarde, suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento. Em crianças menores de 10 anos de idade, a febre moderada e persistente é a principal manifestação clínica. Também são comuns sintomas de irritabilidade, tosse, falta de apetite, perda de peso e suor intenso à noite. Nas formas extrapulmonares de tuberculose, que são menos frequentes, os sinais e sintomas variam de acordo com o órgão ou sistema acometido. Na presença dos sinais e sintomas acima descritos, é importante procurar um serviço de saúde da rede SUS para avaliação.
Transmissão
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam partículas no ar. O contato direto com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com a bactéria causadora da doença. Somente pessoas com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea transmitem a doença e, em geral, após 15 dias de tratamento adequado elas já não são mais capazes de infectar outras pessoas. IMPORTANTE: A tuberculose não se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos.
Prevenção
Para se prevenir contra a tuberculose, é importante vacinar as crianças menores de quatro anos de idade com a vacina BCG, tratar pessoas infectadas com maior risco de adoecer e efetuar medidas de controle de infecção.
Tratamento para Tuberculose
A Tuberculose tem cura. É comum que após as primeiras semanas de tratamento o paciente observe melhora total dos sinais e sintomas. No entanto, não quer dizer que a doença esteja curada. Para obter a cura, é necessário completar todo o tratamento. A falta de adesão, o abandono ou o uso irregular dos medicamentos podem causar resistência dos bacilos ao tratamento, o que complica o quadro clínico e demanda tratamento por um maior período de tempo.
Serviço de Assistência Especializada (SAE)
Rua Jorge Czerniewicz, 800 – Bairro: Czerniewicz – CEP: 89255-000
Telefone: (47) 2106-8300
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Santa Catarina pode ganhar novo feriado em novembro: entenda o projeto que homenageia a padroeira de SC
Santa Catarina pode ganhar um novo feriado estadual no mês de novembro. A proposta, que já está em tramitação na Câmara de Vereadores de Florianópolis, sugere que o dia 25 de novembro — data dedicada à Santa Catarina de Alexandria — seja reconhecido oficialmente em todo o território catarinense como…
Pets de Jaraguá do Sul podem ser registrados em sistema nacional gratuito; confira
Cuidar bem de cães e gatos agora conta com um reforço inédito do governo federal. Nesta quinta-feira foram lançadas duas importantes medidas voltadas ao bem-estar animal: o Sistema Nacional de Identificação de Cães e Gatos (SinPatinhas) e o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos…
Transformação digital no poder público: aplicativo da Câmara de Jaraguá do Sul consolida nova era de transparência e participação cidadã
A transformação digital já não é uma promessa distante — ela é realidade. E em Jaraguá do Sul, essa realidade ganhou forma com o lançamento do aplicativo oficial da Câmara de Vereadores, um passo decisivo rumo a uma gestão mais moderna, transparente e próxima do cidadão. Em um cenário onde…
🐾 Scott: o cão que superou maus-tratos e hoje ajuda em ações educativas no Norte de SC
A poucos quilômetros de Jaraguá do Sul, em Joinville, uma história emocionante tem tocado o coração de muitos moradores da região Norte de Santa Catarina. Scott, um cão que enfrentou maus-tratos no passado, foi adotado pela Guarda Municipal de Joinville e hoje desempenha um papel fundamental em ações educativas nas…