Economia

50% dos criadores de tilápias de Jaraguá usam técnicas de cultivo adequadas

Atualmente, a cidade tem 500 produtores de peixes, mas apenas 234 são cadastrados pela secretaria

03/10/2021

Por

50% dos criadores de tilápias de Jaraguá usam técnicas de cultivo adequadas

Divulgação PMJS

Segundo dados da secretaria de Desenvolvimento Rural de Jaraguá do Sul, o município possui um grande potencial para a criação de tilápias. Atualmente, a cidade tem 500 produtores de peixes, mas apenas 234 são cadastrados pela secretaria. “De forma comercial, apenas 10% do total possui a piscicultura como alternativa de renda, sendo que destes, apenas 50% aplicam as técnicas de cultivo adequadas”, explicou o engenheiro agrônomo da pasta, Jackson Harold Schülz.

A maior parte dos produtores jaraguaenses possuem outras atividades de renda, tendo a piscicultura (cultivo de peixes) apenas para consumo próprio, recreação ou complemento de renda, com uma área de criação estimada de mais de 300 hectares de lâmina d’água e produção aproximada em cinco a seis mil toneladas/ano. Do total produzido de peixes no município, pelo menos 90% corresponde a tilápias.

Na avaliação feita pelas equipes técnicas da secretaria de Desenvolvimento Rural, a cidade possui potencial para a criação do peixe, tanto pelo fator climático, quanto por quantidade e qualidade das águas, além da aceitabilidade e demanda do mercado consumidor.

Segundo o engenheiro agrônomo, Jaraguá tem condições de se tornar um dos grandes produtores no segmento no Estado, ainda mais com a abertura de abatedouros de peixes na região.

“Mesmo com o preço atual da ração, é possível sim obter lucro com a produção de tilápias, apenas aplicando de forma correta as técnicas necessárias e com controle de cada etapa produtiva. Basta os produtores quererem receber apoio técnico e investirem na atividade para obterem resultados e bons lucros”, salienta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x