Saúde

52% dos idosos de Jaraguá não pratica nenhuma atividade física, aponta pesquisa

Ao todo, foram 1.732 entrevistados

09/02/2022

A pesquisa Diagnóstico da População Idosa finalizada no mês passado e executada por uma instituição de ensino superior de Jaraguá do Sul, mostra que 52% dos idosos entrevistados não prática nenhuma atividade física. Ao todo, foram 1.732 entrevistados.

“Isso é preocupante, idoso que não pratica atividade física tende a adoecer”, observou o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira. Com o conhecimento desse índice, o secretário já planeja intensificar a oferta de atividades físicas para idosos, não só no Centro de Convivência, mas também em polos distribuídos nos bairros.

Outro dado apresentado na pesquisa é o nível de escolaridade da maioria dos idosos entrevistados. Mais de metade deles estudaram só até a 4ª série primária, o que implica, muitas vezes, em dificuldade até para pegar o ônibus ou para usar um medicamento de forma correta.

“Queremos fomentar projetos para o Fundo do Idoso que contemplem a educação dos idosos, o que, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida deles e da família que os rodeia”, adianta o secretário.

O último aspecto analisado desta etapa é a necessidade de um cuidador e quem, efetivamente, cuida desse idoso. Mais de 10% dos idosos entrevistados precisa de cuidador e, desses 10%, 89% são cuidados por membros da família.

“É uma situação desafiadora, tanto para a família quanto para os equipamentos de assistência social e de saúde. Muitas vezes o filho ou familiar precisa sair do trabalho para cuidar do idoso acamado. E aí a renda da família diminui. E muitos outros aspectos familiares ficam comprometidos”, afirma Ferreira.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x