Guaramirim

74 anos de Guaramirim: Memórias que guardam as ruas da nossa cidade

Confira o especial de Guaramirim:

28/08/2023

Memórias que guardam as ruas da nossa cidade

Para marcar os 74 anos de Guaramirim, buscamos resgatar a história de Guaramirim sob um novo olhar: as ruas da cidade. Quais histórias contam as ruas do município? Quem foram as pessoas que são homenageadas tendo seus nomes nas principais ruas do município. 

Regatar e contar a história das nossas cidades é um dos objetivos do Jornal do Vale do Itapocu, que ao mesmo tempo em que contribui com a informação e formação de milhares de leitores, incluindo adolescentes e jovens, exerce importante papel em salvaguarda a memória em suas páginas, evitando que ela caia no esquecimento, sobretudo pelo descaso de quem está tão interessado pelo futuro que se esquece da riqueza que o passado proporciona. 

Por isso, leitor, convidamos você a realizar este breve, porém maravilhoso passeio pela história de Guaramirim a partir de suas ruas, começando pelas primeiras ruas oficiais da cidade, registradas na lei de nº 6 do município, de 1949. 

 

As primeiras ruas: a Lei nº 6, de 1949

Em 8 de novembro de 1949, Emilio Manke Junior, primeiro prefeito eleito democraticamente de Guaramirim, após a instalação do município, sancionou a Lei nº 6, nomeando as ruas e a praça que existiam no município naquele ano. As ruas eram: 28 de agosto, Irineu Vilela Veiga, Belarmino Garcia, João Butschardt, Alfredo Zimmermann, Athanásio Rosa, João Ossowsky, Rui Barbosa, 7 de setembro, 15 de novembro, 30 de setembro, José Vieira. A praça, por sua vez, recebeu o nome de Aderbal Ramos da Silva. 

Em 11 de novembro de 1960, uma nova legislação alteração a de nº 6 e destacou por delimitar as áreas das ruas citadas na primeira de uma forma bastante simples, sem as informações e coordenadas geográficas comumente utilizadas atualmente. Foi a Lei 192, do então prefeito Paulinho João de Bem. Nela, foram delimitadas 10 ruas, conforme segue:

– 28 de agosto:

“Começa no perímetro suburbano, na estrada geral que liga esta cidade a Jaraguá do Sul, nas imediações do Cemitério Municipal e (palavra irreconhecível) na entrada da via pública denominada Estrada Bananal. É a rua central da cidade”.

– Expedicionário Olímpio José Borges:

“Começa na entrada da via pública para a Estrada Bananal, no ponto final da Rua 28 de agosto, indo até o fim do perímetro suburbano em direção a Joinville.”

– Rui Barbosa:

“Começa no final da Rua 28 de agosto, lado de Joinville, e termina na marca do perímetro suburbano com a Estrada Bananal.”

– Belarmino Garcia:

“Começa na Rua 28 de agosto, ao lado da casa comercial de Artur Lemke, e segue até o final do perímetro suburbano (antiga estrada Defuntinho).”

– João Ossowsky:

“Começa na Rua 28 de agosto, segue por entre as propriedades de João Ossowsky Junior e Vitor Reinke e termina na primeira esquina.”

– Irineu Vilela Veiga:

“Começa na Rua 28 de agosto, defronte ao prédio da Empresul até encontrar a Rua Athanasio Rosa.”

Antônio Zimmermann:

“Começa na Rua 28 de agosto, defronte ao Posto de Gasolina de (palavras irreconhecíveis) seguindo até encontrar a ponte sobre o Rio Itapocu.”

João Butschardt:

“Começa na Rua 28 de agosto, defronte ao Hotel Butschardt, seguindo até encontrar a ponte sobre o Rio Itapocu.”

– Rua Athanasio Rosa:

“Começa no final da Rua João Ossowsky (esquina), indo até encontrar a Rua Antônio Zimmermann, ao lado da casa comercial de Alfredo (palavra irreconhecível), continua daí pelo traçado da rua através as propriedades de Arnoldo (?) Fischer e Aristides Martins, até encontrar a entrada de rua ao lado da casa residencial de (palavra irreconhecível), seguindo daí até o final.”

– Rua Alfredo Zimmermann:

“Travessa que liga as ruas Antônio Zimmermann e João Butschardt.”

Historicamente, a escolha do nome para uma rua ou equipamento público sempre foi uma forma de homenagear pessoas que realizaram importantes contribuições para o bairro, cidade, estado ou país, ou de eternizar datas ou momentos históricos. Até 1977, permitia-se que pessoas ainda vivas pudessem receber tais homenagens ainda em vida. Contudo, essa possibilidade foi extinta com a Lei Federal 6.454, sobretudo para evitar ganhos políticos a partir do favorecimento de alguém perante a opinião popular, prática que viola os princípios da moralidade e da impessoalidade. Quanto aos nomes das primeiras ruas de Guaramirim, é possível resgatar algumas de suas histórias, razões e homenagens. Vejamos:

 

Rua 28 de agosto

A principal rua de Guaramirim foi assim denominada em memória à data de instalação do município, que se deu em 28 de agosto de 1949, quando foi nomeado o primeiro prefeito de Guaramirim, José Mota Pires, substituído pouco tempo depois por Emílio Manke Junior, o primeiro prefeito eleito democraticamente. 

O município de Guaramirim foi criado pela Lei 295, de 18 de agosto de 1949, após intensa negociação política iniciada a partir do descontentamento da população local com a decisão do governo do estado de considerar a região do Bananal como distrito do então recém-criado município de Massaranduba. 

Endereço das principais instituições do município, como da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, todos os anos ela se torna palco da principal atração em comemoração ao aniversário de emancipação da cidade: o desfile festivo. 

Este ano, o desfile acontece no dia 27 de agosto, com início às 8h45 e saída em frente ao Posto Maiochi, reunindo representantes de entidades sociais, recreativas, culturais e esportivas, clubes de serviços, grupos folclóricos, entidades comerciais e industriais, bancos, instituições de ensino, órgãos públicos e grupos organizados da comunidade.

 

Rua Expedicionário Olímpio José Borges

Rua em homenagem a Olímpio José Borges, soldado que morreu na Batalha de Monte Castello, ocorrida em dezembro de 1944, uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Borges foi um dos pracinhas de Guaramirim e região convocados para atuar na Itália, na Segunda Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ao todo, a FEB enviou 25.334 militares para a Itália, 446 morreram e 3 mil firam feridos. Foram cerca de 20 vitórias e 20 mil nazistas aprisionados. 

Em homenagem aos expedicionários, Guaramirim construiu o Monumento dos Expedicionários de Guaramirim, ao lado da Estação Rodoferroviária. Nele, o nome de Olímpio está em destaque no monumento, junto às inscrições “morto no cumprimento do dever”.

Todos os anos, em julho, realiza solenidade em memória ao desembarque dos expedicionários na Itália. O primeiro escalão embarcou no dia 2 de julho de 1944, no Porto do Rio de Janeiro, e chegou a Nápoles, na Itália, no dia 16 de julho. 

 

Rua Rui Barbosa

Ruy Barbosa foi jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador, um dos intelectuais mais conhecidos e respeitado do país. Viveu de 5 de novembro de 1849 a 1º de março de 1923. Foi coautor da primeira constituição do Brasil, ainda na época da Primeira República, defendeu o federalismo, o abolicionismo e a promoção dos direitos e garantias individuais. 

 

Ruas Belarmino Garcia, João Ossowsky e Jerônimo Corrêa

Belarmino Garcia, conhecido à época como Bióca, e João Ossowsky aparecem entre os primeiros desbravadores da região que mais tarde se chamaria Guaramirim. Próximo à rua João Ossowsky está a Rua Jerônimo Corrêa, mais conhecida na cidade como Gerônimo Corrêa. Ela foi aberta em 1965, ano em que também recebeu denominação, através da Lei nº 261. Na época, tinha área descrita como “ao lado da então Marcenaria Móveis Weber Ltda, na Rua Antonio Zimmermann, seguindo em direção leste até alcançar a Rua João Ossowski”. Jerônimo Corrêa da Silva atuou como Fiscal Geral do município, mas estava inativo, como é possível pressupor a partir da lei 163/1958.

 

Rua Athanásio Rosa

Em homenagem a Athanásio Justino da Rosa, primeiro intendente do Distrito de Bananal. Bananal foi o 4º distrito de Joinville, criado por Lei Municipal nº 251, de 2 de junho de 1919 e instalado em 19 de março de 1921. Durante seu governo, Athanásio Rosa teve auxílio do fiscal Procópio Pereira Lima. Ele governou por 12 anos, até 1930, quando ocorreu a derrubada do governo pelo movimento revolucionário da Aliança Libertadora, de Getúlio Vargas. Também foi agricultor, produzia aguardente e açúcar demerara.

 

Rua Irineu Vilela Veiga

Natural do estado do Alagoas, Irineu Vilela Veiga foi o primeiro intendente do Distrito Bananal indicado pelo Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas em 1930. Ele substituiu Athanásio Justino da Rosa, deposto após a revolução de 1930. 

 

Rua Alfredo Zimmermann

Chamado “Alfredinho”, foi comerciante, presidiu o Seleto Esporte Clube e foi eleito vereador pela UDN. Faleceu em 14 de fevereiro de 1949, após ser atropelado por um caminhão. O velório contou com presenças ilustres na época, como do então prefeito de Joinville, João Colin, e do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rolf Colin. 

 

Rua Izídio Carlos Peixer

Homenagem a Izídio Carlos Peixer, vereador municipal por duas gestões e presidente da Câmara de Vereadores de 1975 a 1977, presidente do hoje extinto Partido Democrático Social (PDS), secretário da Junta do Serviço Militar e Juiz de Paz do município, além de presidente do Rotary Clube de Guaramirim. 

O que poucos sabem é que Izídio Carlos Peixer foi responsável por criar a bandeira de Guaramirim, traduzindo nela a história do município. Em 1972, Peixer, acompanhado do historiador Adolfo Bernardo Schneider, com auxílio de Sérgio Alexandre de Oliveira, foi a Joinville e iniciou a pesquisa para a bandeira, posteriormente confeccionada pela Irmã Rosalina, do Colégio Sagrada Família, em Blumenau. A lei para criação da bandeira do município foi aprovada em 27 de setembro de 1972. 

Na bandeira, o branco foi escolhido para representar a pureza das intenções do povo guaramirense, a prosperidade e o trabalho. O escudo, por sua vez, remete à história e às principais características do município. 

O brasão lembra o escudo tradicional português, encerrado por uma coroa mural, e faz referência à origem lusitana dos primeiros povoadores do município. A faixa inferior, da cor verde, representa a agricultura, especialmente os arrozais, bananais e milharais; a faixa central, ondulada e de cor preta, faz alusão ao Rio Itapocu, enquanto a faixa azul simboliza o firmamento. O escudo ainda traz o guará, ave vermelha que deu origem ao nome do município, e ostenta uma bananeira como suportes laterais, representando o primeiro nome da região, quando ainda era Distrito de Joinville. Por fim, os feixes de espigas de arroz em grão lembram a rizicultura, a principal produção agrícola do município naquela época. 

Izidio Carlos Peixer é pai do atual deputado estadual Maurício Peixer, nascido em Guaramirim em 1958, e do ex-prefeito de Guaramirim, Mário Sérgio Peixer, conhecido como Dêgo. Faleceu no dia 27 de julho de 2000, aos 68 anos. Em 1º de março de 2002, foi homenageado com denominação da rua localizada no Bairro Ilha da Figueira, pavimentada no segundo semestre de 2001 e que até então era chamada de Estrada Jaraguá do Sul.  

 

Estrada Brüderthal – a estrada dos primeiros colonizadores

Brüderthal significa “vale dos irmãos”. O nome reflete a filosofia religiosa da Igreja Moraviana, ou Herrnhuter Brüdergemeine, da qual faziam parte os primeiros imigrantes europeus a colonizarem Guaramirim. Liderados pelo Pastor Wilhelm Gottfried Lange, os imigrantes chegaram à região na tarde de 29 de junho de 1886, chamada por Lange, naquela ocasião, de “nova pátria”.

Pastor Lange havia sido designado pela Irmandade Herrnhut, fundadora da Igreja Moraviana, a reunir os irmãos da diáspora, que haviam saído do território alemão e se encontravam em Wolhynien (atual Ucrânia), que na época integrava o Império Russo, e fugir da perseguição religiosa russa. 

Ele assim o fez e, junto a 111 integrantes da então comunidade evangélica, decidiram imigrar para uma terra onde pudessem formar uma comunidade nos preceitos de Herrnhut – comunidade cristã de origem luterana pouco conhecida no Brasil, que pregava a volta do Cristianismo com padres casados, liturgia na língua falada pelos fiéis e o fim da troca do perdão por dinheiro e da ideia de purgatório.

Em Guaramirim, Lange comprou as terras onde instalou a colônia e sorteou os lotes entre os que o acompanharam. Para preservar a história da comunidade e dar continuidade aos preceitos e filosofia religiosa, construiu o primeiro barracão da região, inaugurado em 5 de outubro na “festa da comunidade”, batizado de Casa de Deus. 

O barracão foi erguido às margens da SC-413 (no quilômetro 18 da Estrada do Sul), onde hoje está a Igreja Luterana dos Imigrantes. Menos de 10 dias após a inauguração da comunidade, também construiu a primeira escola.

Lange permaneceu no Brüderthal por cerca de 10 anos, até 1896, quando se transferiu com a família para a região que hoje é a cidade de Brusque. Brüderthal ficou conhecido como o primeiro núcleo urbano de Guaramirim e Lange entrou para história como fundador da cidade.

 

De Brüderthal à Rua Rodolfo Jahn ou Rodovia do Arroz 

Após muitos anos, no século XXI, a Estrada Brüderthal se tornou a hoje popular Rodovia do Arroz, que faz ligação entre Guaramirim e Joinville. A rodovia à época chamada SC-413 (hoje SC-108) recebeu, em 26 de julho de 1994, por meio da Lei nº 9664, a denominação de Rodolfo Jahn.

Se concretizou como uma das principais obras de engenharia rodoviária da região, se tornou realidade após reivindicações intensas das lideranças políticas e empresariais integrantes do Conselho de Desenvolvimento Eixo Joinville-Jaraguá do Sul. 

A obra foi licitada em 2001. Em 2006, os 27,5 quilômetros da Rodovia do Arroz (à época chamada SC-413), entre os municípios de Joinville e Guaramirim, começou a receber pavimentação. O projeto, elaborado pelo Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra), aproveitou os trechos de estrada já existentes e fez correções geométricas nas curvas e rampas que evitaram desapropriações e o fracionamento das propriedades agrícolas e dos arrozais, atividade econômica comum na região. Historicamente, a rizicultura é uma das principais atividades agrícolas do município, que colheu 30.791 toneladas de arroz em 2020. 

Muito aguardada pela comunidade de Guaramirim e região, sobretudo para desafogar o trânsito e se constituir em uma segunda opção logística para o transporte de cargas que não a, já na época, difícil BR-280. Naquele momento, Guaramirim estava em franco desenvolvimento urbano e econômico e tinha pouco mais de 20 mil habitantes.

 

Quem foi Rodolfo Jahn?

Industrial, Rodolfo Jahn foi o segundo prefeito legitimamente eleito em Guaramirim, pela UDN, no período de 30 de setembro de 1954 a 30 de setembro de 1959. Em 1980, através da Lei Estadual 5.686, ele também foi homenageado com denominação do ginásio de esportes da cidade, o Palácio de Esportes Prefeito Rodolfo Jahn. O ginásio começou a ser construído em outubro de 1978 e inaugurado em 31 de (mês) de 1980, que naquela época era a maior obra edificada entregue ao município.

 

Estrada Bananal do Sul e Rua Lauro Zimmermann 

A Estrada Bananal do Sul remete à colonização de Guaramirim pela outra margem do Rio Itapocu. Localidade que na metade do século XIX contava com poucos moradores e uma capelinha católica chamada pelos habitantes locais de Bananal, frequentemente visitada pelos padres de São Francisco do Sul. 

Paralela à Estrada Bananal, mas na outra margem do Rio Itapocu, encontra-se a Estrada Guamiranga, atualmente chamada de Rua Lauro Zimmermann, em homenagem ao prefeito de Guaramirim no exercício de 1964 a 1966.

Em 1993 foram concluídas as duas pontes da Estrada Bananal sobre o Rio Putanga. Cada uma delas recebei investimento de 2,3 milhões de cruzeiros reais. As estruturas receberam os nomes de Ponte Roberto Persike e Ponte Expedicionário Luiz Sardagna. 

Foto: Expedicionário Luiz Sardagna – Captura de Tela – Vídeo FEB Expedicionários da Região do Vale do Itapocu – Jaraguá do Sul – SC, divulgado por Nara Bard

Em pouco tempo, a Ponte Expedicionário Luiz Sardanha, para tristeza das comunidades de Bananal do Sul, Santa Luzia e Guaramirim, via Guamiranga, foi atingida por uma enxurrada no dia 11 de maio de 1994. A estrutura foi recuperada e entregue à comunidade pouco depois.

É na Estrada Bananal do Sul que foi construído um dos pontos turísticos de Guaramirim: a ponte pênsil, que talvez seja a primeira estrutura desse modelo no município. Ela encanta pelas suas características. Possui 120 metros de extensão sobre o Rio Itapocu. A estrutura é mantida por cabos de aço e possui piso de madeira. Faz a ligação entre Guaramirim, pelo bairro Bananal do Sul, e Araquari, pela localidade de São Miguel. 

SONY DSC

Crédito: Ponte pênsil Bananal do Sul – Divulgação – Turismo Prefeitura de Guaramirim. Acesso 20-08-23

A região faz parte Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, criado para estimular o cicloturismo na região a partir da divisão do território e suas belezas naturais em dois grandes roteiros: a Rota Serra e a Rota Mar. Ao todo, são mais de 500 quilômetros desafiadores para os turistas, com vários deles sendo possível percorrer também de carro, pelos municípios de São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Barra Velha e São Bento do Sul.  

Leia o QR Code ao lado para conhecer o projeto, que além de contribuir com o turismo regional, também é uma importante iniciativa para a preservação da história e da memória local. (Link para fazer o QR Code – https://www.circuitovaledosencantos.com.br/)

GUARAMIRIM CONTÉM OUTROS CINCO PONTOS TURÍSTICOS DESTACADOS NO CIRCUITO:

Pista de Skate e Praça Municipal Rotaract Vinicius Alexandre Kinas

Espaço de lazer inaugurado em janeiro de 2018, conta com miniquadra de basquete, academia ao ar livre, equipamentos para cadeirantes, parque infantil e pista para corrida e caminhada. Fica na Rua 28 de Agosto, nº 3000, bairro Amizade, próximo ao Corpo de Bombeiros Voluntários. 

Crédito: Praça Kinas – Divulgação Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos – Acesso 20-08-23

A praça recebeu o nome de Vinicius Alexandre Kinas, uma homenagem da comunidade ao então presidente do Rotaract Clube de Guaramirim. Vinicius morreu aos 24 anos, vítima de um acidente de carro, em 15 de agosto de 2014. Vinicius desejava proporcionar à comunidade uma opção de lazer que envolvesse o Rotaract, por isso, participou ativamente do projeto pela construção da praça, que começou em 2013. 

Crédito Vinivius Kinas – Presidente Rotaract – Divulgação UDESC – Acessada em 20-08-23. Disponível em 

 

Praça José Serafim dos Santos – “Praça da Figueira Centenária”

São mais de 100 anos testemunhados pela Figueira Centenária preservada neste local, na Rua Lauro Zimmermann, bairro Guamiranga. No local, foi instalada a Praça José Serafim dos Santos, um espaço de lazer e integração para a comunidade, que também serve de ponto de apoio para os turistas que passam por ali. O espaço foi revitalizado em 2019. Recebeu iluminação em LED, paisagismo, jardinagem, espaço para caminhada/corrida de 400 m, calçadas, academia ao ar livre e banheiros. A inauguração foi um dos destaques das comemorações do aniversário de 70 anos do município.

Foto: Praça e figueira centenaria – divulgação prefeitura de guaramirim – acessado em 20-08-23

Apesar de revitalizada e reinaugurada em 2018, a praça José Serafim existe há muitos anos. Uma curiosidade é que sua denominação se deu em 1987, através da Lei nº 1073, e escrita à mão, conforme imagem disponível no site da Câmara de Vereadores do município.

Crédito: Imagem digitalizada, disponível no site da Câmara de Vereadores de Guaramirim, acessada em 20-08-23, em: 

 

Parque aquático Recanto dos Lagos

Localizado na Estrada Jacu-açu, é outro importante ponto turístico do município que se destaca pela natureza exuberante.

 

Represa

Represa construída sobre o Rio Itapocu para atender à demanda de água dos agricultores para a produção do arroz. Está localizada ao lado do Restaurante Represa, com acesso pelo Posto Rudinick, pela BR-280.

 

Morro da Santa

O local guarda uma ampla e exuberante vista que revela toda a grandeza de Guaramirim. Mas para conhecer tamanha beleza, é preciso se aventurar e subir os 230 degraus da escadaria. Ponto de fé, o local também conta com uma via sacra, representando a Via Crucis, uma capela, dedicada à Nossa Senhora, e uma majestosa Cruz. Em 2022, o Morro da Santa foi eleito principal ponto turístico de Guaramirim, após votação realizada pela prefeitura.

Depois do sucesso que foi a Feira dos Sabores e a Mostra da Agroindústria Vale dos Encantos e o 1º Pedal Cicloturismo de Guaramirim, com mais de 1,5 mil participantes, concluídas no domingo, a programação dos 74 anos do município segue nesta sexta-feira (25) com o baile da terceira idade do Projeto Viver + Guaramirim e concurso de escolha do rei e rainha, na Sociedade Comercial, do Jacu-Açu. Será disponibilizado transporte gratuito, de acordo com o local de embarque previamente definido. 

De 25 a 27 de agosto, tem o 2º ExpoGuará 4×4, com uma série de atrativos para os amantes do off road no complexo esportivo de Guaramirim. No sábado, a partir das 13h, tem o 1º Guará Skate Session, no Skate Park Guaramirim e, no estádio do Avaí, a final do Campeonato Varzeano da 2ª Divisão, com duas partidas, à tarde.

Na Sociedade dos Atiradores Catarinenses do Brüderthal haverá o AniverShow – Guaramirim 74 anos, iniciando às 21h. No Recanto da Mata, entre 9h e 21h, tem o stammtich. E no domingo, o desfile cívico-festivo do aniversário, com início às 8h45min, com cerca de 90 pelotões. 

Saída às 8h45min, em frente ao Posto Maiochi. À tarde (16h), baile de aniversário do município, na Sociedade Diana.

As atrações encerram o calendário festivo dos 74 anos, que aconteceu durante todo o mês de agosto.

 

Obras educacionais alavancam a melhoria da qualidade de ensino

 

Alheio à situação política que culminou com a apresentação da carta-renúncia do prefeito Luís Antônio Chiodini à Câmara de Vereadores, na terça-feira (22) e a oficialização de Osvaldo Devigilli como prefeito de fato desde quarta-feira, Guaramirim continua com obras em várias frentes. O setor educacional é um deles.

No ano passado a gestão municipal lançou um pacote de obras de mais de R$ 14 milhões, com algumas já concluídas e outras em construção. No bairro Ilha da Figueira, a Escola Germano Laffin está recebendo seis novas salas de aula, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, sala de professores, direção e secretaria.

A parte antiga da escola foi demolida para dar espaço à nova estrutura. Será aproveitado apenas o piso superior da parte antiga que tem três salas de aula e uma de coordenação pedagógica. O investimento é de R$ 2,2 milhões e a previsão de término é no segundo semestre de 2024.

O prefeito Osvaldo esteve acompanhando as obras, assim como na Vila Carolina (Rio Branco), onde a Escola Cantinho da Amizade recebe nove salas de aula e o ginásio. O estabelecimento mudou de nome e agora é Escola Clara Moser Gerardi, localizada no Loteamento Residencial Girardi.

A construção da escola ocorre em duas fases e agora o ginásio no modelo padrão vai garantir um espaço coberto para as aulas de educação física e atividades socioculturais. O investimento no ginásio é de R$ 877,8 mil. 

No bairro Beira Rio, a Escola Atilano Krüger recebeu quatro salas de aula, banheiros e alpendre, além da reforma do refeitório. As obras estão concluídas e em uso. Na mesma região, na direção leste, a Escola Isabel Lilia Rosa de Souza está recebendo ampliação de seis salas de aula e demais dependências, no bairro Bananal do Sul. 

O bairro Corticeira está recebendo um novo espaço para o Centro Infantil Joanir da Silva, com nove salas de aula e demais dependências. Fica próximo dos dois residenciais construídos na Corticeira.

O investimento de mais de R$ 3 milhões é de empréstimo junto ao BRDE, mais recursos próprios e do salário educação e de emendas parlamentares. Está na fase de levantamento das paredes e da laje.

 

Scar inscreve à formação de um grupo orquestral

Estão abertas as  inscrições até o dia 27 de agosto através do site da Scar (http://www.scar.art.br ). A Orquestra Jovem da Scar Guaramirim será formada por músicos de dez a 29 anos, e que tenham alguma experiência prévia nos instrumentos violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

“Iremos formar uma Orquestra de Cordas em Guaramirim. Você não precisa ser um músico profissional para participar. Tendo conhecimento de leitura de partitura e vontade de aprender, pode se inscrever e participar desse grupo que será iniciado em setembro e terá ensaios regulares nas quartas-feiras, na Biblioteca Municipal”, comenta o maestro da Orquestra, Jefferson Kriese.  

A lista dos candidatos pré-selecionados será publicada no site e nas redes sociais da Scar, no dia 28 de agosto. Os candidatos passarão por uma entrevista com o maestro no dia 30, na Biblioteca de Guaramirim.

Os nomes dos integrantes que irão compor a Orquestra Jovem no município, serão divulgados no dia 1º de setembro nas redes sociais e site da Scar. Os ensaios iniciam no dia 6 de setembro e acontecerão na biblioteca, das 18 às 21 horas.

 

Associativismo empresarial há 45 anos integrado ao desenvolvimento do município

 

Por iniciativa do Rotary Club de Guaramirim, preocupados com a expansão das empresas, atração de novos investimentos e a necessidade de organização dos setores produtivos, foi fundada em 5 de julho de 1978 a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Guaramirim e hoje é denominada Associação Empresarial de Guaramirim.

Coube ao empresário Francisco José Doubrawa (in memoriam), então presidente do Rotary Club, a incumbência de presidir o ato de fundação da Aciag.

Em sua trajetória, a Aciag é parte integrante da história de Guaramirim, pois desde o início participa de todos os acontecimentos marcantes, soube conquistar e manter um lugar de destaque entre as mais importantes entidades do estado.

A Aciag, através das suas diretorias, procura estimular a classe empresarial, defendendo os interesses das empresas e buscando soluções conjuntas, em âmbito empresarial, político, econômico e social, discutindo, articulando e propondo ações para o desenvolvimento e promoção do associativismo.

Para estimular o empreendedorismo e o associativismo e fortalecer os vínculos de compromisso que a entidade possui com as empresas e comunidade, conta com programas de capacitações, promoção de eventos como palestras, debates e reuniões, além de oferecer serviços e um conjunto de convênios diversificados.

A entidade conta com uma administração participativa, onde os diretores que fazem parte desta casa reúnem-se, em reuniões plenárias, abertas aos associados, oportunizando o debate de assuntos relevantes tanto para a classe empresarial quanto para a comunidade em geral, promovendo assim a integração entre empresários, comunidade e poder público. Por tudo isso a Aciag com o passar do tempo vem ascendendo de uma entidade de lobby e prestadora de serviço, para um agente de desenvolvimento, tornando assim mais um espaço de referência estadual.

 

COMEMORAÇÃO

A Aciag chegou aos 45 anos e para marcar a data trará o nadador olímpico e campeão mundial César Augusto Cielo Filho, que no dia 12 vai proferir a palestra “César Cielo 101% – em busca do excepcional”. O evento será realizado no Salão São João Paulo II, da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, a partir das 19h30min. 

O valor individual para associados é R$ 69,00, mas para sócios, de 2 a 29 ingressos é R$ 59,00 cada e acima de 30 ingressos, R$ 49,00 cada. Segundo a Aciag, adquirindo acima de 30 ingressos as empresas passam a ser apoiadoras e suas logos serão projetadas no telão do evento. Mais informações pelo 99177-5561.

 

 

Galeria de presidentes da Aciag

 

  1. Francisco José Doubrawa (Patrono – 05/07/78) (In memoriam)
  2. Antônio Carlos Zimmermann 05/07/78 à 12/07/78
  3. Antonio Carlos Ruela 12/07/78 à 21/07/79
  4. Arno Zimdars 21/07/79 à 30/07/80 (In memoriam)
  5. Deodato Maggi 30/07/80 à 29/10/82 (In memoriam)
  6. Francisco Hebert Schork 29/10/82 à 03/12/86
  7. Aclino Feder 03/12/86 à 09/12/88
  8. Luiz Carlos Pereira 09/12/88 à 21/11/90 ((In memoriam)
  9. Reinaldo Richter 21/11/90 à 27/11/92
  10. Lauro Murara 27/11/92 à 02/12/94
  11. Blásio Mannes 02/12/94 à 22/11/96
  12. Adriano Marcel Zimmermann 22/11/96 à 11/11/99
  13. Maurici Zanghelini 11/11/99 à 21/11/02
  14. Mário Glasenapp 21/11/02 à 18/11/04
  15. Orlando Satler 18/11/04 à 29/03/07
  16. Edgard Maluta 29/03/07 à 26/03/09 (In memoriam)
  17. Eluísa Hertel Maiochi 26/03/09 à 24/03/11
  18. Carlos Hugo Dequech 24/03/11 à 21/03/13
  19. Laurico Caviquioli 21/03/2013 à 26/03/2015
  20. Angelo da Silva 26/03/2015 à 30/03/2017
  21. José Altair Weber 30/03/2017 à 11/04/2019
  22. Gilberto Ronchi 11/04/2019 à 26/04/2021
  23. Adilson César Demathe 26/04/2021 a 27/04/2023
  24. Victor Hugo Ossowsky 27/04/2023 a abril de 2025

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x