8 de março, o que comemorar?
O Dia Internacional da Mulher continua sendo um dado importante para lembrar das conquistas das mulheres ao longo da história e chamar a atenção para as desigualdades de gênero que ainda existem.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A data procura homenagear as conquistas sociais, políticas e encorajar as mulheres ao longo da história e chamar a atenção para as desigualdades de gênero que ainda persistem.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A origem do Dia Internacional da Mulher remonta ao início do século XX, quando as mulheres tentaram a se organizar em movimentos de luta por melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de gênero. Em 1908, nos Estados Unidos, um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Nova York em prol dos direitos trabalhistas e políticos.
Em 1910, durante a Segunda Internacional das Mulheres Socialistas, Conferência realizada na Dinamarca, a líder do Partido Socialista Alemão, Clara Zetkin, assistiu à criação de uma data para homenagear as mulheres e discutir a luta por seus direitos. A ideia foi acolhida e, a partir de então, o 8 de março passou a ser celebrado como o Dia Internacional da Mulher.
Apesar das conquistas transitarem pelas mulheres ao longo do século XX, ainda há muitas dificuldades a serem enfrentadas. No Brasil, as mulheres enfrentam altos índices de violência doméstica e sexual, além de terem menor representatividade política e menor remuneração no mercado de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham, em média, 77% do salário dos homens.
Além disso, as mulheres enfrentam obstáculos na conciliação entre trabalho e vida pessoal, uma vez que ainda são responsáveis pela maior parte das tarefas domésticas e cuidados com os filhos e familiares. Isso pode dificultar o acesso das mulheres a cargas de liderança e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Por isso, o Dia Internacional da Mulher continua sendo um dado importante para lembrar das conquistas das mulheres ao longo da história e chamar a atenção para as desigualdades de gênero que ainda existem. É preciso continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Claudio Piotto
Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação