As 8 lições que transformaram Antídio Lunelli em empresário bem-sucedido e líder político
Foto: Divulgação
O deputado estadual Antídio Lunelli esteve em Joinville, na noite de segunda-feira (15), para ministrar uma palestra no Instituto Liderança e Liberdade. Diante de empresários, jovens e lideranças políticas, ele revisitou sua trajetória pessoal, profissional e política, além de apresentar sua visão de futuro para Santa Catarina e para o Brasil.
“Sou um homem simples, que começou nas lidas do campo, mas com muita perseverança e dedicação, consegui chegar aonde estou hoje”, declarou ao abrir sua fala.
Durante sua palestra, Lunelli compartilhou lições valiosas que moldaram sua trajetória profissional e política, fazendo com que ele obtivesse sucesso em ambas.
1. Raízes firmes
“Nasci em Corupá e cresci na roça. Ali aprendi o valor do trabalho, da fé e da família.”
Foi nesse ambiente rural que Lunelli construiu seus primeiros valores. Dos pais agricultores herdou lições que carrega até hoje: a importância de manter o nome limpo e a responsabilidade de tratar o dinheiro público com zelo ainda maior do que o privado.
2. Responsabilidade como motor
O fato de Lunelli ter virado pai muito cedo serviu de motor para que ele amadurecesse e começasse a empreender para dar segurança à família: “A responsabilidade é o motor que nos faz seguir em frente. É preciso assumir sem medo as consequências dos nossos atos porque só assim conseguimos evoluir.”
Conteúdos em alta
3. Persistência que gerou um império industrial
O início da empresa Lunelli foi modesto: uma garagem em Jaraguá do Sul e um tear circular adquirido em 1987. “Não tínhamos nada, mas trabalhávamos dia e noite para fazer o negócio rodar. Muitas vezes, almocei deitado embaixo da máquina para não perder tempo.”
Hoje, a companhia é uma gigante do setor têxtil, com cerca de 5 mil colaboradores diretos e operações no Brasil e no Paraguai.

4. Princípios inegociáveis
O crescimento só foi possível mantendo os valores familiares. “Mais vale o nome limpo na praça do que dinheiro no caixa”, enfatizou, destacando que credibilidade nasce da palavra cumprida e da capacidade de escolher pessoas certas para compartilhar responsabilidades.
5. A política como chamado
“Quando tudo estava tranquilo, decidi que queria me incomodar. Porque sempre acreditei que só reclamar não resolve: é preciso colocar a mão na massa.”
Foi assim que, em 2016, Antídio concorreu e venceu a disputa para a prefeitura de Jaraguá do Sul.
6. Coragem em tempos de crise
Assumindo a cidade em meio a um cenário de déficit de R$ 62,7 milhões e a uma crise generalizada no país, Lunelli fez uma ampla reforma administrativa e, por isso, teve de enfrentar uma greve de 31 dias. Mas, em vez de recuar, criou conselhos de gestão com empresários, implantou transparência em tempo real e levou a cidade a bater recordes de obras e investimentos: “Se é para participar da política, então tem que fazer a diferença.”
7. Persistência
Reeleito prefeito com 70,66% dos votos válidos em 2020, viu sua candidatura ao governo do Estado ser barrada em 2022. Não desistiu. Pouco depois, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo o terceiro deputado mais votado de Santa Catarina, com 74,5 mil votos.
8. Menos burocracia para um Brasil maior
Ao encerrar sua palestra, Lunelli defendeu menos burocracia, menos impostos e mais oportunidades.
“O Brasil é gigante. Mas precisa de gestão com visão de futuro, respeito ao dinheiro público e transparência. Criticar é fácil. O difícil – e necessário – é participar e ajudar a construir um país melhor.”