Colunistas | 22/11/2022 | Atualizado em: 22/11/22 ás 11:18

Coluna: A Propósito

Fatos que fizeram parte da história

PUBLICIDADE
Coluna: A Propósito

Frota de caminhões da extinta Rodoviário Jaraguá, com sede na Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, próximo ao museu da WEG. Diz Henrique Purnhagen: “Foi
meu primeiro emprego, de1976 a 1979”. Alfredo Canova acrescenta: “ Trabalhei na Rodoviário Jaraguá, fazia o trajeto Jaraguá/ São Paulo. Carreguei muito motor na WEG. Airton Petry comenta: “ Fui Coordenador Regional de Vendas na WEG, na década de 80. Para São Paulo era a transportadora exclusiva. Depois entrou a Müller (MTR). Saí em 1986 para ir morar no Rio de Janeiro”. (Fonte: Antigamento em Jaraguá do Sul/foto postado por Paulo HP).

 

CURIOSIDADES

  • Muito antes dos humanos, estima-se que as baratas, como as conhecemos, já existam há mais ou menos 200 milhões de anos. Então, antes do ovo e da galinha, tínhamos baratas. Muitas baratas.
  • Uma barata é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen (incluindo a respiração) e, caso percam a cabeça, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos.
  • As baratas são quase cegas. A antena é seu grande diferencial, é por ela que sentem gostos, cheiros, detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade. É também por causa das antenas que conseguem fugir quando se sentem ameaçadas.
  • Esse inseto pode ficar até um mês sem comer nada e semanas sem ingerir água. Quando existe algum tipo de escolha, geralmente optam por comidas mais doces, mas, quando os tempos ficam mais difíceis, elas podem comer de tudo: cola, graxa, sabão, couro, cabelo e até mesmo fezes.
  • Baratas não são vetores causadores de doenças específicas. Elas são “transportadoras” de várias doenças, pois carregam no corpo e patas bactérias, fungos e vírus. Entre as mais comuns estão cólera, peste, febre tifoide, herpes, poliomielite e conjuntivite.
  • Por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.

 

FERMENTO FLEISCHMANN

Um fermento para combater males do intestino era promovido pela marca Fleischmann no ano de 1934. O título chama a atenção das leitoras: “Estará a Sra. se envenenando lentamente?”. Apestar de alarmante, o texto apontava que o fermento liberava as toxinas represadas nos intestinos das mulheres. Campanha veiculada na Revista O Cruzeiro na edição do dia 14 de julho de 1934.

 

HOJE/FERNANDO VANUCCI

Fernando Antonio Vanucci Braz, apresentador de televisão e jornalista foi apresentador de vários jornais da Rede Globo: Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Gols do Fantástico, entre outros. Cobriu seis Copas do Mundo: 1978, na Argentina, 1982, na Espanha, 1986, no México, 1990, na Itália, 1994 (tetra campeonato) nos Estados Unidos e 1998, na França. Vanucci criou o bordão que ficou famoso no mundo esportivo- “Alô você”. Em 24 de novembro de 2020 sofreu um segundo infarto e morreu.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br