Jaraguá do Sul | 10/03/2023 | Atualizado em: 10/03/23 ás 13:28

Conclusão dos três lotes da duplicação necessitam de R$ 920 milhões

O estudo mostra que as obras e serviços remanescentes, que estão paralisados, acrescidos dos melhoramentos da pista existente, equivalem a aproximadamente 50% do contratado

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Conclusão dos três lotes da duplicação necessitam de R$ 920 milhões

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O lote 1 tem uma extensão de 36,68 km e vai de São Francisco do Sul ao entroncamento com a rodovia BR-101. O segmento de cerca de 7 quilômetros do novo traçado (Km 03 + 840 e o 11+000) ainda necessita da execução de um volume significativo de terraplenagem, além da execução de pavimentação e de obras de artes especiais, como viadutos. Já as obras remanescentes, acrescidas das obras de restauração e melhoramentos da pista existente, equivalem a cerca de 75% do contratado (em 2014). Para concluir o lote, estimativa do DNIT mostra que são necessários R$ 300 milhões, contudo, conforme informado pelo órgão, o lote está em fase de revisão de projetos. 

O lote 2.1 vai do entroncamento da rodovia BR-101 até o início do contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul e tem uma extensão de 14 km. O estudo mostra que as obras e serviços remanescentes, que estão paralisados, acrescidos dos melhoramentos da pista existente, equivalem a aproximadamente 50% do contratado (em 2014). Para concluir, as projeções do DNIT indicam que são necessários R$ 110 milhões. 

O lote 2.2 tem uma extensão de 23,8 quilômetros que vai do acesso a Jaraguá do Sul (km 50,74) e Guaramirim/BR-280, e inclui o contorno dos dois municípios, passando por Schroeder. As obras e os serviços remanescentes deste lote equivalem a 55% do contratado (em 2014). Esse trecho tem uma série de obras de arte especiais que precisam ser executadas, inclusive a conclusão da implantação do túnel duplo “Engenheiro Antônio Carlos Bessa”. 

Entre o túnel e a interseção com a BR-280 (acesso a Corupá) destacam-se a construção de cinco passagens superiores, ponte sobre o rio Itapocu e a interseção do contorno com a BR-280 (Corupá). Para a conclusão do lote, estimativas do DNIT mostram que são necessários R$ 510 milhões.

 

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Camille Moreland

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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