Prefeito Jair garante cessão de terreno para a Casa Izabel
O anúncio ocorreu durante um congresso da Rede Feminina de Combate ao Câncer na terça-feira (27).
A vereadora Nina Santin Camello informou na sessão de ontem (29), que o prefeito Jair Franzner anunciou a assinatura do documento de doação de um terreno para a construção da Casa Izabel, um local que acolherá e atenderá mulheres vítimas de violência doméstica. O anúncio ocorreu durante um congresso da Rede Feminina de Combate ao Câncer na terça-feira (27).
A Casa Izabel será administrada voluntariamente pela Associação Beneficente Novo Amanhã, comunidade terapêutica que desde 1998 vem atuando na cidade auxiliando na recuperação de dependentes químicos e agora se propõe a esse novo desafio de trabalhar com o público feminino. Além de fornecer abrigo, também poderá oferecer atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, visando a recuperação, o fim do ciclo de violência e a reintegração plena dessas mulheres na sociedade.
Na sessão do dia 27 de junho, Nina, a vereadora Sirley Schappo e o vereador Osmair Luiz Gadotti fizeram uma indicação legislativa pedindo que o Executivo viabilize a doação de imóvel à Associação Beneficente Novo Amanhã para instalação da Casa Izabel.
Nina adverte que a necessidade de um abrigo para mulheres vítimas de violência ficou ainda mais urgente após o fechamento da Casa da Mulher em Guaramirim. A entidade que cedia a residência pediu o imóvel de volta.
A vereadora frisa que o setor de Serviço Social de Jaraguá do Sul encaminhava mulheres vítimas de violência para a Casa da Mulher, mas que agora não tem mais essa opção.

Conteúdos em alta
Moção apoia projeto no Senado em favor da Casa Lar para PCDs
A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou na sessão do dia 22 uma moção das vereadoras Sirley Schapp e Nina Camello, manifestando poio ao projeto de lei nº 2359/2023, em tramitação no Senado Federal, que tem como objetivo instituir o Sistema Nacional da Casa Lar da Pessoa com Deficiência.
O projeto propõe alterações na legislação vigente, com o intuito de viabilizar recursos aos estados e municípios que estejam dispostos a construir e manter Casas Lares para pessoas com deficiência. A criação do Sistema Nacional visa proporcionar apoio e estrutura adequada para aqueles que necessitam de cuidados especiais.
A lei de 2015 já estabelece o direito à moradia, atribuindo ao Poder Público a responsabilidade de apoiar a vida independente das pessoas com deficiência, principalmente aquelas que não possuem condições de cuidar de si mesmas, ou que não podem ser cuidadas por suas famílias devido à falta de recursos financeiros.
A moção será encaminhada ao Senado Federal e ao gabinete do senador Romário Faria.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital