Política | 12/07/2021 | Atualizado em: 31/08/21 ás 19:13

Avança na Alesc projeto que cria três novas regiões metropolitanas entre elas Jaraguá do Sul

A discussão, que é bastante antiga, foi levantada novamente na sessão da última quinta-feira da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

PUBLICIDADE
Avança na Alesc projeto que cria três novas regiões metropolitanas entre elas Jaraguá do Sul

Avança na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei nº 0001.8/2021, da deputada Ana Paula da Silva (sem partido) que prevê a criação de três regiões metropolitanas (RM).

Leia mais

Inicialmente o texto previa a criação da região metropolitana de Joinville, mas recebeu uma emenda da deputada Paulinha determinando a criação também de modelos semelhantes para Jaraguá do Sul e do Planalto Norte. 

As três regiões foram formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras.

A discussão, que é bastante antiga, foi levantada novamente na sessão da última quinta-feira (8), da Câmara de Vereadores de Jaraguá, por Anderson Kassner (PP). 

De acordo com o vereador, a ideia é que o município juntamente com as demais cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), sejam uma região e não  vinculada a uma RM de Joinville. 

“Eu como vereador já defendia [em 2015] que Jaraguá do Sul não poderia fazer parte da região metropolitana de Joinville. Imagina a quantidade de pessoas, habitantes e os demais municípios de Joinville, incluindo Jaraguá do sul e todos os outros municípios da Amvali nessa região metropolitana. A gente ia sofrer bastante com isso”, disse ele na tribuna. 

Benefícios da região metropolitana 

Uma região metropolitana é formada por um conjunto de municípios próximos entre eles. 

Eles são integrados socioeconomicamente a uma cidade central. A ideia é que, por conta de muitas cidades estarem tão próximas e interligadas, os serviços públicos e de infraestrutura desses municípios devem ser planejados regionalmente, pois dessa forma, as necessidades da população podem ser mais bem atendidas. 

As RMs vão se propor a fazer ações integradas no abastecimento de água e energia, coleta do lixo, mobilidade, saneamento e transporte coletivo, entre outras áreas.

Ideia da criação metropolitana

O projeto original nº 15.3/2014 de criar a região metropolitana norte/nordeste (RMN), é do deputado federal Darci de Matos (PSD). Ele foi apresentado durante uma reunião na Associação Empresarial de Joinville (Acij) em 2015. 

O texto regulamenta a Região Metropolitana Norte/Nordeste (RMN), já prevista na Lei Estadual 495/2010, e cria a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana Norte/Nordeste (Sudern).

Na época Darci explicou que a Sudern não ocuparia o mesmo espaço que a secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). 

A Sudern, enquanto autarquia, teria autonomia administrativa e orçamentária, e poderia prestar serviços como transporte coletivo integrado, abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto, dentre outros, que não estão entre as competências da SDR.

Entre as vantagens de ser uma região metropolitana está o acesso a mais recursos federais, recursos exclusivos às metrópoles, melhora da qualidade de vida da população, maior eficiência dos serviços prestados  e agilidade na busca pela execução dos projetos estaduais e federais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br