Colunistas | 16/10/2023 | Atualizado em: 16/10/23 ás 16:48

Coluna: Política & Políticos – Celebração obrigatória

Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense

PUBLICIDADE
Coluna: Política & Políticos – Celebração obrigatória

O governo se obriga a apoiar a celebração de homenagens ao “Dia dos Pais” e ao “Dia das Mães” nas escolas de ensino fundamental e básico, públicas e particulares. É o que diz um projeto de lei do deputado Jessé Lopes (PL), instituindo, também, a obrigatoriedade dessas comemorações. O parlamentar diz que a proposta vai além de simples homenagens, destacando a importância de uma semana de atividades pedagógicas. Para que crianças compreendam e valorizem as figuras parentais, independentemente da circunstância familiar, observou Lopes. Digamos que esta seria uma possibilidade real de resgate de valores que a mídia eletrônica vem aniquilando dia a dia. Mas, vai dar no que falar se aprovado for.

 

CURTAS

*Vanessa da Rosa, suplente de deputada estadual do PT de Joinville (16.832 votos) assume o mandato na Assembleia Legislativa por trinta dias, na quinta-feira (19). Na vaga do deputado padre Pedro Baldissera (PT).

*Vanessa é a segunda mulher declaradamente negra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A primeira, também professora e suplente pelo extinto Partido Liberal Catarinense, foi Antonieta de Barros, em 1935.

*Cresce o olho do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que em 2022 viu ruir o sonho de ser governador. Depois da visita do ex-presidente e amigo na semana passada, Jair Bolsonaro (PL), aplaudido por cerca de 20 mil pessoas, Rodrigues já ensaia candidatura a governador e até ao Senado. Mas, primeiro terá de se reeleger em 2024 para querer mais.

*Em 2022, Rodrigues tentou dar uma rasteira em Jorginho Mello (PL) articulando chapa a governador com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, então filiado ao PSDB. Por isso mesmo o PL terá candidato a prefeito em Chapecó. E a força de Jorginho, que lá fez 35.860 votos. Gean Loureiro, apoiado pelo partido de Rodrigues, fez 27.827 votos.

*Pelos lados do MDB é possível que haja uma candidatura ao Senado em 2026 bem melhor que a (forçada) do ex-deputado Celso Maldaner em 2022. Nome bem cotado há pouco mais de três anos das eleições é o do presidente da Assembleia Legislativas, Mauro de Nadal.

*Doravante, prefeitos de Joinville não correm mais o risco de serem afastados sumariamente do cargo. Uma mudança na Lei Orgânica do Município, aprovada pela Câmara de Vereadores, põe fim à suspensão automática do mandato quando da abertura de comissão processante. O que só ocorrerá se o relatório da comissão for pela cassação.

 

Faixas para motos

A criação de faixas exclusivas para motocicletas em rodovias estaduais, em projeto de lei do deputado Sergio Guimarães (União Brasil) obteve parecer favorável do relator na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, deputado Antídio Lunelli (MDB). Ao mesmo tempo em que a secretaria estadual de Infraestrutura já tem uma avaliação técnica da proposta. As faixas exclusivas para motos se concentrariam em travessias urbanas junto às rodovias estaduais. Os números do Detran/SC mostram que são cerca de 1 milhão de motocicletas em circulação no Estado. Em julho de 2023, eram 37 milhões no país. A cidade de São Paulo já adotou a prática em avenidas de intenso tráfego.

 

VIA BRASIL

*Passados quatro meses, com 20 depoimentos e 957 documentos obtidos, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o quebra-quebra de 8 de janeiro em Brasília apresenta hoje (17) o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Sem qualquer expectativa de grandes revelações.

*Amanhã (18) os membros da CPMI votam se aceitam ou não o relatório. Só para lembrar: a maioria, com folga, é representada pela esquerda e partidos aliados contemplados com ministérios no governo Lula da Silva (PT). O PSD da senadora Gama, por exemplo, tem três ministros.

*Senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS) vai protocolar projeto de lei não para proibir, e sim, regulamentar a venda de cigarros eletrônicos. Sem isso, afirma, o governo perde R$ 5 bilhões/ano em impostos já que o crime organizado faz comercialização irregular.

*Além de empregos diretos e indiretos que deixam de ser gerados no agronegócio ou em outros setores, que poderiam ser criados pela indústria do tabaco, diz a senadora, que foi candidata à presidência da República.

 

Mais ações contra JB

A Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu um novo período de inegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agora por supostamente promover sua candidatura à reeleição em eventos de 7 de setembro de 2022 patrocinados pela União. Paulo Gustavo Gonet Branco, vice-procurador-geral eleitoral afirma que “houve uma intencional hibridação dos eventos oficiais, custeados e organizados pelo governo, com os atos de campanha do candidato à reeleição”. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, JB já está inelegível até 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação oficiais durante reunião com diplomatas, quando atacou o sistema eleitoral. Há outras três ações contra JB (68 anos). E, pelo andar da carruagem, não demora para ser aniquilado de vez do processo eleitoral.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br