
As atividades da economia mais ligadas ao consumo das famílias foram responsáveis pelo saldo positivo na geração de postos de trabalho em Santa Catarina – SC em 2023. Foram 62,7 mil novas vagas criadas no ano passado no Estado, das quais 46,3 mil foram no segmento de serviços.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O comércio gerou 11,8 mil empregos e a indústria criou 3,8 mil vagas.
Análise do Observatório da Fiesc mostra que o saldo positivo na indústria é reflexo dos 6 mil postos de trabalho criados pelo ramo da construção, já que a indústria de transformação encerrou o ano com saldo negativo de 1,2 mil vagas.
É o segundo ano consecutivo que a construção contribui positivamente para os números da indústria, acompanhando a melhora nos gastos familiares.
“A indústria de transformação catarinense sofreu com o fechamento de vagas em setores que tradicionalmente empregam muito e são importantes para o estado, como o têxtil e o moveleiro.
Esses segmentos têm enfrentado desafios setoriais que acabam impactando o estado todo”, destacou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina -SC, Mario Cezar de Aguiar.
O ramo de confecção encerrou 2023 com o fechamento de 7,8 mil vagas, um reflexo do aumento da concorrência dos importados e dos preços ainda elevados do produto doméstico.
O setor de madeira e móveis apresentou saldo negativo de 2,1 mil postos de trabalho, diante do recuo das exportações para os Estados Unidos, seu principal mercado externo.
Região Norte de SC perdeu mais de 7 mil empregos
Em dezembro de 2023, a região Norte de SC registrou queda nas contratações, de acordo com dados no novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Segundo o levantamento, houve 15.615 admissões e 22.659 demissões no período, resultando em um saldo negativo de 7.044 empregos formais, o que representa uma queda de 31,09%. A região registrou no mês anterior (novembro) 21.424 contratações, 20.587 demissões e saldo positivo de 1.455 empregos formais.
As cidades com maior número de contratações foram Joinville (9.062), Jaraguá do Sul (1.227) e Araquari (591). Os três municípios que mais demitiram foram Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, com 11.826, 2.714 e 1.105 demissões, respectivamente.
Dos contratados no período, 53,29% eram homens e 46,71% mulheres, a maior parte (62,54%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (30%). O setor que mais contratou foi o da indústria.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Flávio José
Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.