Ação Frio Intenso já acolheu mais de 1,2 mil pessoas desde maio
Ação Frio Intenso 2024, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, prossegue, em princípio, até o dia 31 de agosto
A Secretaria de Assistência Social e Habitação segue atenta ao período de frio intenso em relação às pessoas em situação de rua, acolhendo na Casa de Passagem, que fica no Chico de Paulo e, também, no Creas, no Nova Brasília. Lançado no dia 15 de maio, o Plano de Ação Frio Intenso 2024, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, prossegue, em princípio, até o dia 31 de agosto.
A finalidade é atender pessoas em situação de rua durante o período de temperaturas mais baixas. As ações compreendem a intensificação do trabalho de “busca ativa”, com o mapeamento da cidade, identificando a incidência de pessoas em situação de rua, orientando-as sobre o perigo da exposição às baixas temperaturas, e informando sobre a possibilidade de acolhimento com pernoite na Casa de Passagem, assim como no Creas, para que todos recebam o abrigo.

Além das 20 vagas disponíveis na Casa de Passagem, a Secretaria abriu mais 10 vagas de pernoite, com o foco exclusivo na Ação Frio Intenso. “Quando necessário, em caso de superlotação da Casa de Passagem, a estrutura do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Nova Brasília, é usado como espaço alternativo para os pernoites, das 18h30 às 6h do dia seguinte”, explica a gerente de proteção da alta complexidade, Vildi Luzzani de Oliveira.
Segundo ela, até o dia 15 de agosto foram registrados 1.245 pernoites, sendo que destes, 152 para pessoas do sexo feminino. Os acolhidos da Ação Frio Intenso recebem o abrigo, lanches à noite e pela manhã e, ainda, podem tomar banho.
Conteúdos em alta
A extensão do prazo pode ocorrer dependendo das condições climáticas, conforme Vildi.
Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline