Terremoto no Brasil: Google pede desculpas e desativa sistema no país
Notificação enviada na madrugada desta sexta-feira (14) causou pânico; Defesa Civil negou qualquer ocorrência sísmica

Por volta das 2h20 desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam uma notificação preocupante em seus celulares Android: um alerta de terremoto de magnitude entre 4,4 e 5,5 estaria prestes a atingir a região. O susto tomou conta das redes sociais, com usuários compartilhando a mensagem e buscando mais informações. Cerca de uma hora depois, a Defesa Civil de São Paulo publicou uma nota tranquilizando a população: “Não há registro de nenhum evento sísmico na região.”
Em comunicado oficial, o Google explicou que o alerta foi disparado devido a uma falha no sistema de monitoramento de terremotos, que detectou falsos sinais próximos ao litoral paulista.

Nota do Google sobre alerta de terremotos
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”

O erro gerou preocupação, mas nenhuma ocorrência foi registrada pelo Centro de Sismologia da USP ou pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Pouco depois das 10h, a RSBR, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforçou que nenhum terremoto foi registrado na costa brasileira. “Um sismo de magnitude acima de 5 seria facilmente percebido pela população, e isso não aconteceu”, afirmou a entidade.
Medidas e próximas etapas
Com o sistema de alertas desativado no Brasil, o Google garante que está investigando a falha para evitar novos transtornos. Apesar do alarme falso, o episódio levanta a importância de aprimorar sistemas de segurança digital e a comunicação com os órgãos oficiais para evitar pânico desnecessário.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Cristiane Marcelino
Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa