Em visita a Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (14), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou a ordem de serviço para a construção de duas áreas de escape na SC-418, na Serra Dona Francisca. As estruturas serão instaladas nos quilômetros 15,3 e 17,4 da rodovia, com início das obras previsto para os próximos 15 dias.
Segundo o governador, a iniciativa tem como foco a segurança viária. “São locais que vão funcionar como um dispositivo extra de segurança, em caso de pane ou emergências. Vai ajudar a preservar muitas vidas neste trecho da rodovia”, destacou.

A obra, orçada em aproximadamente R$ 35 milhões, também prevê o aumento do raio de uma curva e a revitalização do estacionamento do mirante. O prazo estimado para conclusão é de 24 meses. A execução será feita por uma empresa com experiência técnica específica para esse tipo de serviço, conforme informou o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Ricardo Grando.
Modernização da segurança pública em Jaraguá do Sul
Durante o evento realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, a Polícia Civil do município recebeu nove estações de trabalho avançadas e 15 monitores, com softwares de investigação criminal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Civil e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público.
Também foi inaugurado, de forma simbólica, o novo Posto de Emissão de Documentos de Identificação da Polícia Científica, localizado no Partage Shopping. O espaço deverá atender mais de 100 pessoas por dia, ampliando o acesso da população aos serviços de identificação.
Avanços ambientais e regionais
Outro destaque da visita foi a entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP) à prefeitura de São João do Itaperiú e à empresa responsável pela futura instalação de um aterro sanitário no município. O empreendimento tem previsão de operação por cerca de 50 anos.
Essas entregas fazem parte do programa “Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas”, que tem percorrido todas as regiões do Estado com o objetivo de apresentar os avanços do governo e ouvir demandas dos prefeitos. A reunião em Jaraguá do Sul foi a 12ª edição do programa.
AMVALI reforça apoio ao Governo do Estado
O prefeito de São João do Itaperiú e presidente da AMVALI, Rovâni Delmonego, agradeceu a presença do governador e destacou a importância do municipalismo. “Santa Catarina é um Estado pequeno territorialmente, mas com um coração gigante, assim como os investimentos realizados pelo Governo. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Além de Jaraguá do Sul, fazem parte da AMVALI os municípios de Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.