VÍDEO: biólogo de Jaraguá resgata gambá preso em privada de empresa
Foto: Reprodução/Instagram @biologo.christian
Um filhote de gambá surpreendeu funcionários de uma empresa no bairro Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, ao ser encontrado dentro de um vaso sanitário. O resgate inusitado ocorreu na semana passada e foi divulgado no domingo (6) pela equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Segundo o biólogo Christian Raboch, responsável pelo resgate, os funcionários ligaram informando que o animal havia sido encontrado dentro da privada e que não sabiam ao certo quando ele havia caído ali. Como o vaso sanitário havia sido limpo com produto químico na sexta-feira, há suspeita de que o filhote tenha permanecido no local durante todo o fim de semana.
Defesa curiosa: tanatose
O momento do resgate foi registrado em vídeo. Nele, é possível ver o gambá aparentemente sem reação dentro do vaso. Ao ser retirado, o animal “se finge de morto“, uma estratégia de defesa chamada tanatose, comum entre gambás.
De acordo com Raboch, o filhote estava há muito tempo em contato com água gelada, o que poderia indicar um quadro de hipotermia. Por isso, ele recebeu um banho morno, foi seco com toalha e teve a temperatura corporal estabilizada com ajuda do aquecedor do carro.
Recuperação e retorno à natureza
O filhote foi levado à sede da Fujama, onde recebeu os primeiros cuidados e, depois, encaminhado para tratamento veterinário. A expectativa é que, após a recuperação, o animal possa voltar ao seu habitat natural.
Conteúdos em alta
Raboch também explicou que a espécie Didelphis albiventris é frequentemente confundida com ratos, embora seja um marsupial, parente dos cangurus. Trata-se de um animal noturno, onívoro e que desempenha um papel importante no controle de pragas como carrapatos, escorpiões e cobras.
Como isso impacta sua vida?
Histórias como essa mostram a importância de valorizar a fauna urbana e entender o papel dos animais no equilíbrio do ecossistema. O gambá, apesar do estigma, é um aliado na natureza e merece respeito e proteção. Em Jaraguá do Sul, a atuação rápida da Fujama é um exemplo de cuidado com a vida animal em ambiente urbano.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.