Cotidiano | 21/07/2025 | Atualizado em: 21/07/25 ás 11:56

Projeto contra poluição visual iniciado em Jaraguá do Sul inspira Prefeitura de São Paulo

PUBLICIDADE
Projeto contra poluição visual iniciado em Jaraguá do Sul inspira Prefeitura de São Paulo

Representante da Prefeitura de São Paulo veio conhecer metodologia do processo. Foto: PMJS

O projeto catarinense de organização da rede aérea de energia elétrica, iniciado em Jaraguá do Sul e depois adotado também em Florianópolis, foi apresentado na última semana a representantes da Prefeitura de São Paulo. A comitiva esteve na sede da Celesc para conhecer os resultados práticos da iniciativa, que envolve a limpeza e o reordenamento das fiações em postes de energia elétrica.

O modelo foi implantado em Jaraguá do Sul como projeto-piloto, com a participação da prefeitura e de empresas que compartilham a infraestrutura. A ação visa remover cabos soltos, obsoletos ou irregulares e organizar a rede aérea, melhorando a segurança e a aparência das vias.

Resultados comprovados na prática

Em Florianópolis, onde o projeto também foi adotado, foram retiradas mais de 15 toneladas de cabos entre agosto de 2024 e julho de 2025. As ações ocorreram em 769 postes, ao longo de 17,4 quilômetros de ruas, e reuniram em média 33 profissionais por mutirão. Ao todo, foram recolhidos mais de 15 mil quilos de materiais fora de uso.

O trabalho é realizado por meio do Protocolo de Cooperação Técnica (PCT), assinado entre a Celesc, prefeituras e empresas de telecomunicações. Além de combater a poluição visual, a medida aumenta a segurança e facilita a manutenção das redes.

Jaraguá do Sul foi pioneira no Estado

Jaraguá do Sul foi a primeira cidade catarinense a adotar este modelo, com a participação de oito empresas. Em Florianópolis, atualmente, 16 empresas integram o plano. A experiência local chamou a atenção de São Paulo, que estuda adaptar a iniciativa para seus bairros.

“O combate à fiação irregular é uma preocupação de muitas cidades e tem impacto direto na segurança e na qualidade do ambiente urbano”, afirmou o secretário de Limpeza Urbana de São Paulo, Osmário Ferreira.

Benefícios para as empresas e para a cidade

A Celesc destaca que a organização das redes também gera benefícios para as empresas compartilhadoras, que passam a contar com infraestrutura mais segura e atrativa para a ampliação de serviços.

“O modelo é replicável e adaptável a diferentes cidades”, afirmou o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Elói Hoffelder. Para o diretor de Distribuição, Cláudio Varella, o foco do projeto é garantir qualidade no serviço e segurança para a população.

Como isso impacta sua vida?

O projeto que começou em Jaraguá do Sul mostra resultados práticos no dia a dia: menos poluição visual, mais segurança e ruas mais organizadas. Para quem vive, trabalha ou circula pela cidade, a continuidade dessas ações significa um ambiente urbano mais limpo, com redes aéreas mais confiáveis e maior facilidade de manutenção das estruturas.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Marcio Martins

Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br