Cotidiano | 21/07/2025 | Atualizado em: 21/07/25 ás 17:16

Câmara de Jaraguá do Sul questiona Prefeitura sobre possível fim do horário estendido nas unidades de saúde

PUBLICIDADE
Câmara de Jaraguá do Sul questiona Prefeitura sobre possível fim do horário estendido nas unidades de saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

A possibilidade de encerramento do atendimento em horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jaraguá do Sul gerou preocupação entre os vereadores de Jaraguá do Sul.

Na última quinta-feira (18), um pedido formal de informações (nº 27/2025) foi encaminhado à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre eventuais mudanças no funcionamento das unidades, que atualmente atendem a população até as 22h.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador Luís Fernando Almeida, e pelos vereadores Natália Lúcia Petry, Fernando Alflen, Charles Salvador, Delegado Mioto, Israel Cani, Osmair Gadotti, Jair Pedri e Jonathan Reinke.

Informações solicitadas

Entre as informações solicitadas, os parlamentares querem saber se há alguma deliberação formalizada que determine o encerramento do serviço estendido, quais unidades seriam afetadas, a data prevista para a implementação da medida e as justificativas técnicas, administrativas ou orçamentárias que embasam a decisão.

Eles também pedem cópia de qualquer portaria ou ato oficial e estudos que justifiquem a eventual mudança.

Outro ponto destacado pelos vereadores é a ausência de comunicação oficial da Prefeitura à Câmara sobre o tema, bem como a falta de debate público ou audiências com a comunidade. Eles questionam se houve diálogo com servidores, conselhos de saúde ou entidades representativas da sociedade antes de qualquer decisão ser tomada.

Impactos na saúde e situação dos servidores são motivos de preocupação

Os parlamentares demonstram preocupação com os impactos que o fim do atendimento noturno nas UBSs pode gerar no sistema de saúde do município. Eles ainda pedem esclarecimentos sobre possíveis reflexos no aumento da demanda dos hospitais e prontos-socorros e questionam se as instituições hospitalares foram notificadas e consultadas sobre as mudanças e os seus desdobramentos.

No mesmo pedido, solicitam informações sobre o destino dos servidores que atuam no horário estendido, quantos profissionais poderão ser afetados e quais medidas serão adotadas para evitar prejuízos trabalhistas ou demissões.

Câmara defende diálogo antes de qualquer decisão

Os vereadores reforçam, ainda, que caso o tema esteja em fase de estudo, a Prefeitura promova um debate institucional com a Câmara Municipal para buscar alternativas que mantenham o atendimento ampliado, garantindo o acesso da população fora do horário comercial.

Queremos compreender os motivos e participar do diálogo sobre o futuro do atendimento noturno nas UBSs, que impacta diretamente milhares de cidadãos, principalmente os que trabalham em horário comercial”, destacou o presidente da Câmara, vereador Luís Fernando Almeida.

Agora, a Câmara aguarda uma resposta formal do Executivo, conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa Legislativa.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br