Jaraguá vai receber oficina gratuita de artesanato indígena em agosto; saiba como participar
Foto: Tais Rojas Urquiza
No dia 30 de agosto, Jaraguá do Sul vai ser palco de um evento especial que promove a arte e a ancestralidade dos povos indígenas. A cidade receberá a “Tembiapo Mbya Pygua”, uma oficina gratuita de Artesanato Guarani Mbya, conduzida por jovens artesãos das aldeias Piraí, em Araquari, e Karaí Ruvixa, em Jaraguá do Sul.
A atividade, que acontece no CEU Mestre Manequinha, no bairro Vila Lenzi, terá duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente no formulário online.
A oficina tem como objetivo proporcionar uma vivência cultural rica, conectando os participantes aos saberes e práticas tradicionais. Com foco na valorização da cultura indígena, a atividade promove um contato direto com os artesanatos que fazem parte do cotidiano e da espiritualidade desse povo originário.
Segundo a liderança indígena Sila Ara Poty Ju, “cada peça tem uma função, tem uma história”, destacando o significado dos brinquedos artesanais, como animais esculpidos em madeira que possuem poder simbólico de proteção, como o tatu, jacaré e coruja.
A realização dessa oficina veio da observação do crescente interesse dos não-indígenas pela cultura Guarani. “A gente decidiu abrir esse conhecimento porque há pessoas que querem aprender e entender. O que a gente faz não é só bonito, vem da nossa espiritualidade e da conexão com a natureza”, explica Sila.
Conteúdos em alta

O que os participantes vão aprender
Durante a oficina, os participantes aprenderão a confeccionar dois itens essenciais da cultura Guarani: o maracá mirim, utilizado em rituais religiosos dentro da Opy (Casa de Reza), e uma zarabatana, tradicionalmente empregada em práticas de caça. Para completar a experiência, cada participante receberá um presente da comunidade da Aldeia Piraí: uma peça artesanal como símbolo da troca e valorização dos saberes coletivos.
O objetivo maior da atividade é estreitar os laços entre a comunidade jaraguaense e os povos indígenas da região, promovendo o respeito mútuo e a valorização das culturas originárias.
Esse projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.



Oficina “Tembiapo Mbya Pygua”
- Quando: 30 de agosto (sábado)
- Horários: Manhã (8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h)
- Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha (CEU ) – Rua Adão Noroschny, 516, Vila Lenzi, Jaraguá do Sul
- Quanto: Gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscrições via formulário online
Siga o Coletivo Peka Porã no Instagram: @coletivopekapora
Como isso impacta sua vida?
Essa oficina é uma oportunidade de aprender técnicas artesanais, mas também de mergulhar em um universo cultural rico e profundamente conectado com a natureza e a espiritualidade dos povos Guarani Mbya.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.