Chuva de meteoros nesta terça (12)? Saiba se será possível observar em Jaraguá do Sul
Foto: Pixabay
Considerado um dos maiores espetáculos astronômicos, a chuva de meteoros Perseidas atinge seu pico entre esta terça-feira (12) e quarta-feira (13). Mas será que o Sul de Santa Catarina vai conseguir ver esse show cósmico de perto?
Embora a chuva de meteoros seja visível em várias partes do Brasil – com mais força na região Norte do país -, em Santa Catarina a visibilidade será um pouco mais difícil, mas também pode acontecer, porém deve variar conforme a região.
Mesmo com as condições não sendo ideais, inclusive devido à Lua cheia, ainda há a possibilidade de se surpreender.
Por isso, o segredo é procurar locais afastados da poluição luminosa. Uma boa dica é buscar um ponto mais alto ou áreas abertas, como praças e campos, onde o céu estará livre de obstáculos.
Dicas para maximizar sua observação
- Fuja da luz artificial! Procure lugares com pouca iluminação, como campos ou áreas afastadas.
- Prepare-se para madrugar! As melhores horas para ver os meteoros são a partir das 2h30 da madrugada, com o melhor momento por volta das 4h.
Transmissão ao vivo para acompanhar a chuva de meteoros!
Para quem deseja entender melhor as Perseidas e acompanhar ao vivo o fenômeno, o Urânia Planetário estará transmitindo lives especiais com o astrônomo Marcos Calil, que irá comentar sobre o evento e outros fenômenos astronômicos. As transmissões estarão disponíveis no canal oficial do Urânia Planetário no YouTube: YouTube Urânia Planetário.
Conteúdos em alta
Como isso impacta a sua vida?
A chuva de meteoros Perseidas é um evento emocionante para os fãs da astronomia, e mesmo que a visibilidade não seja perfeita, vale a pena sair para observar. Que tal aproveitar para curtir um momento de desconexão com a natureza e aproveitar a oportunidade de registrar as estrelas cadentes que iluminam o céu?
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.