Mulher do ministro Fachin, presidente do STF, é de Guaramirim
Rosana Fachin, mulher do ministro Fachin, é nascida em Guaramirim Foto: arquivo JDV
O ministro Edson Fachin foi eleito, na última quarta-feira, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), graças a um sistema de sucessão que privilegia o tempo de cada ministro na corte. Dessa forma, todos os ministros têm a oportunidade de exercer a presidência da casa.
A origem e formação de Edson Fachin
O ministro Fachin é natural de Rondinha (RS), onde viveu até os dois anos de idade, quando sua família se mudou para Toledo, no Paraná. Aos 17 anos, o ministro foi para Curitiba cursar o ensino superior, ingressando na Universidade Federal do Paraná, onde formou-se em direito. É dono de um vasto currículo, com especializações complementares em prestigiadas instituições, atuação como advogado, professor, procurador e outras atividades ligadas ao Direito.
A rajetória de Rosana Girardi Amaral Fachin
O que pouca gente sabe é que sua esposa, Rosana Girardi Fachin, é uma guaramirense de nascimento. Desembargadora aposentada, Rosana desempenhou funções no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, onde cumpriu mandato por 18 anos.
Rosana Fachin nasceu em 16 de agosto de 1957, em Guaramirim, filha de Fortunato Girardi e Anna Felomena Treis Girardi, também nascidos na região e radicados no Paraná. Formou-se em direito em 1981, na Universidade Federal do Paraná, e dessa data até 1999, exerceu a advocacia no escritório Fachin Advogados Associados, liderado por Edson Fachin, com quem era casada desde 1977.
Conteúdos em alta
Carreira judicial de Rosana Fachin
Foi nomeada ao cargo de Juiz do Tribunal de Alçada do Paraná, em vaga do quinto constitucional destinada à OAB, em outubro de 1999. Em 2004, tornou-se desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.
A história familiar de Rosana Fachin
Anna Felomena Treis, mãe da desembargadora Rosana, era filha de Carlos João Treis e Philomena Francisca Fleger. Mãe, também, de Josiane Inês Girardi, nascida em 1962 e falecida aos 20 anos em Curitiba, que nomeia uma rua no bairro Rio Branco em Guaramirim, e casada com Fortunato Girardi, também nome de rua em Guaramirim. Era irmã do comerciante Zenoth Treis, cujo edifício comercial ainda existe em Guaramirim.

Ao lado do marido Fortunato Girardi, Anna Felomena, falecida em 2016, foi proprietária, em sociedade com o filho Giovani, da Transportadora Girardi, com sede em Toledo, no Paraná.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão