Mais de 3 mil aparelhos de ar-condicionado são distribuídos para escolas estaduais em SC
Foto: Guilherme Bento/Secom GovSC
Nas próximas semanas, as escolas estaduais de Santa Catarina começam a receber parte do novo lote de aparelhos de ar-condicionado adquiridos pelo Governo do Estado. São 24 contêineres com 3 mil equipamentos destinados à climatização das salas de aula. O objetivo é alcançar 100% das unidades atendidas até o início do ano letivo de 2026.
De acordo com o governador Jorginho Mello, essa é uma prioridade da gestão.
“Não vamos descansar enquanto não tivermos ar-condicionado em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. É nosso compromisso e vamos cumprir até o início do ano letivo de 2026. Em Santa Catarina, a Educação é levada a sério”, reforçou.
Investimento em infraestrutura e qualidade de ensino
A aquisição faz parte do programa Escola Boa, um dos eixos do movimento Educação Levada a Sério, considerado o maior pacote de investimentos da história da educação catarinense, com R$ 4,1 bilhões destinados a diferentes frentes.
Além da climatização, o programa prevê melhorias em infraestrutura, manutenção das unidades, reforço da segurança e investimentos em conectividade. Os 519 mil estudantes da rede estadual também receberão kits de uniforme e material escolar.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que a iniciativa representa uma mudança estrutural no ambiente escolar.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação nas escolas estaduais e a climatização das salas de aula é um pilar fundamental que está sendo posto em prática pelo governador Jorginho Mello e por nós, da Educação. Vamos investir para oferecer as melhores condições de desenvolvimento aos nossos alunos e toda a comunidade escolar”, disse.
Conteúdos em alta
Obras de modernização em andamento
Paralelamente, o governo estadual avança nas reformas das instalações elétricas, necessárias para receber os novos equipamentos. Atualmente, 120 escolas estão em obras, enquanto outras 507 têm processos em andamento para contratação de empresas responsáveis pelas melhorias.
Educação Levada a Sério: quatro frentes de ação
O movimento Educação Levada a Sério reúne quatro eixos principais:
- Escola Boa: voltado à infraestrutura e à modernização das escolas;
- Qualifica SC: iniciativas de formação continuada para professores;
- Transforma SC: projetos de valorização da aprendizagem e da comunidade escolar;
- CaTec+: expansão do ensino técnico e profissional alinhado às demandas regionais.
Entre as medidas associadas também estão programas como o Universidade Gratuita e o Fumdesc, que buscam ampliar o acesso e a permanência no ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.