Udesc de Joinville abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026; confira os prazos
Imagem: Divulgação/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026. São 1.455 vagas gratuitas em 50 cursos de graduação, incluindo presenciais, semipresenciais e a distância. Em Joinville, 270 vagas estão disponíveis em nove graduações, com opção de ingresso por prova presencial ou análise do histórico escolar.
Os candidatos podem escolher entre três formas de participação: apenas por prova, apenas por análise do histórico ou por ambas. As inscrições para a prova presencial vão até 10 de outubro de 2025, com taxa de R$ 110. Já o processo seletivo por histórico é gratuito e ocorre de 13 de outubro de 2025 a 12 de janeiro de 2026.
A prova presencial será aplicada em 30 de novembro de 2025, no período matutino e vespertino, em nove cidades catarinenses, incluindo Joinville. O exame contará com questões objetivas e uma redação.
Cursos oferecidos em Joinville
A Udesc Joinville disponibiliza 270 vagas em nove cursos:
- Ciência da Computação
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção e Sistemas
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Física (licenciatura)
- Matemática (licenciatura)
- Química (licenciatura)
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Cada curso oferece 20 vagas por prova presencial e 10 vagas por histórico escolar. As graduações vão de formações tradicionais em engenharia a licenciaturas voltadas para o ensino e tecnologia.
Como participar
As inscrições e todas as informações estão disponíveis no site oficial do vestibular da Udesc: www.udesc.br. Lá, os candidatos encontram os editais completos, calendário, conteúdo programático e formulários de inscrição. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail vestibular@udesc.br ou pelos telefones (48) 3664-7970 e (48) 3664-8092.
Conteúdos em alta
O Vestibular de Verão da Udesc reserva vagas para o Programa de Ações Afirmativas: 20% para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, 10% para candidatos pretos e pardos e 5% para pessoas com deficiência. Todos concorrem também na ampla concorrência.
Como isso impacta sua vida?
Com cursos gratuitos e de qualidade reconhecida, a Udesc representa uma oportunidade real de formação superior para jovens do norte catarinense. Além disso, o modelo com provas e histórico oferece mais acessibilidade para quem deseja estudar em uma universidade pública sem sair da região.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.