Jovem de Jaraguá do Sul realiza sonho de fazer intercâmbio em Portugal
Foto: Divulgação/ IFSC
A determinação e o planejamento foram decisivos para que o estudante Lucas Felipe Reus Rieger, do curso técnico em Modelagem do Vestuário do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, conquistasse uma vaga no Propicie, programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC.
Após duas tentativas frustradas, ele embarcou em setembro rumo a Portugal para viver sua primeira experiência internacional.
Persistência que atravessou obstáculos
A jornada de Lucas até o intercâmbio foi marcada por barreiras burocráticas e pessoais. Na primeira tentativa, descobriu que precisaria ser emancipado e estar em fase mais avançada do curso. Depois, uma mudança nas regras do edital exigiu que ele fosse maior de idade. Só agora, em sua última chance, o sonho se concretizou. “Sonhei e torci tanto que finalmente consegui”, conta o estudante.
Lucas embarcou para Portugal no dia 17 de setembro e fica até 15 de dezembro, participando de um projeto acadêmico no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Ponte de Lima.

Projeto de pesquisa fora da área, mas alinhado ao perfil
Mesmo sendo aluno de Modelagem do Vestuário, Lucas participa de um projeto que une energia e sustentabilidade: “Produção de eletricidade e alimentos em células de combustível microbianas com plantas vivas em hortas verticais”. A escolha se deu por afinidade com suas habilidades e interesses, ainda que o tema não tenha ligação direta com seu curso.
O intercâmbio irá postergar sua formatura, que agora deve acontecer apenas em dezembro de 2026, já que ele está ausente durante o semestre da 6ª fase.
Conteúdos em alta
Vivências, descobertas e saudades
Morando pela primeira vez fora da casa dos pais, Lucas vive no alojamento do IPVC, localizado no centro histórico de Ponte de Lima. Divide o espaço com outro estudante e, nas horas vagas, já visitou cidades como Viana do Castelo e Porto ao lado da colega Letícia Floriani Rodrigues, também do IFSC de Jaraguá do Sul.
A saudade da família e dos amigos é amenizada pela experiência única que está vivendo. “Estar aqui e sentir isso, entre muitas outras pequenas coisas, é especial”, diz ele.
Com o auxílio financeiro do Propicie, o estudante conseguiu cobrir despesas como passagens, hospedagem e alimentação. Para aproveitar ainda mais, está usando recursos próprios em passeios e viagens durante o intercâmbio.
Incentivo a outros jovens
Lucas faz questão de encorajar quem pensa em participar de programas semelhantes: “Se eu pudesse dar um conselho, seria para se jogar. Quando você se esforça e torce, as coisas acontecem. Ninguém vai fazer isso por você, mas muita gente vai torcer junto, mesmo do outro lado do mundo”.
Além dele e de Letícia, também participam do Propicie 24 as estudantes Júlia Rafaela Hanauer, do curso técnico em Química, e Gabriele Camile Albino, da Licenciatura em Física. Todos são alunos do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e estão atualmente em Portugal.
Como isso impacta sua vida?
Histórias como a de Lucas inspiram outros jovens jaraguaenses a acreditarem em suas capacidades e buscarem oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O programa Propicie mostra que, com planejamento e persistência, é possível alcançar objetivos fora do país, mesmo partindo de uma realidade local.