2° maior tanque oceânico do Brasil terá estrutura de empresa jaraguaense
Foto: Divulgação/AquaFoz
Um dos maiores aquários de ecossistemas do Brasil está prestes a sair do papel. O AquaFoz será construído na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, no Extremo Oeste Paranaense, em uma área privada de 23 mil metros quadrados. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 100 milhões, vai abrigar tanques com volume total de cerca de 3,5 milhões de litros de água.
Com uma proposta ambiciosa de educação ambiental, pesquisa e conservação de espécies, o AquaFoz pretende reunir animais de água doce e ecossistemas marinhos, inclusive os ameaçados de extinção. A Bold, multinacional especializada em materiais como acrílico, policarbonato, PVC e outros plásticos de engenharia, está entre as fornecedoras da estrutura do novo aquário.
A empresa catarinense está desenvolvendo produtos exclusivos para a iniciativa e é a única do Brasil a contar com soluções desse tipo na área de acrílicos. O aquário será composto por blocos de acrílico de proporções gigantes, informou a Bold, incluindo painéis de 11 metros por cinco metros e 20 centímetros de espessura.

Está previsto o uso de 100 toneladas de produtos. Segundo a empresa, o uso inovador do acrílico garantirá a durabilidade e segurança da estrutura, assim como permitirá uma visibilidade mais clara da vida marinha aos visitantes.
Com sede em Jaraguá e 700 colaboradores, a empresa acumula no portfólio marcas como WEG, ABB, Philips, McDonald’s, O Boticário, Cyrela, Itaú e AMBEV. Agora, passa a integrar também um dos maiores centros de visitação e educação ambiental do país.
AquaFoz mira consciência ambiental e turismo educativo
Conteúdos em alta

O projeto está sendo desenvolvido para funcionar como um centro de interpretação das bacias dos rios Paraná e Iguaçu. Além de apresentar espécies aquáticas, o local deverá contar com atividades educativas, tecnológicas e culturais. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros e fortalecer a consciência ambiental de visitantes de todas as idades.
A inauguração do AquaFoz está prevista para novembro de 2025. Com um aporte de investimentos 100% privado, o projeto promete potencializar ainda mais o turismo desta região do Paraná, que já conta com o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as famosas Cataratas de Foz do Iguaçu.
Como isso impacta sua vida?
A presença da Bold em um projeto dessa magnitude reforça o peso da indústria de Jaraguá do Sul no cenário nacional. A participação em obras de grande visibilidade valoriza o know-how local, abre novas oportunidades de mercado e posiciona a região como polo de tecnologia e inovação.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.