COP30 se aproxima e maioria dos países ainda não entregou metas climáticas
Faltando menos de 30 dias para a COP30, só 62 países entregaram metas climáticas, diz Itamaraty.
A menos de 30 dias para o início da COP30, apenas 62 países entregaram suas metas oficiais de redução de carbono. O número representa menos da metade dos 163 países que devem participar da conferência climática, marcada para novembro em Belém (PA).
As metas, chamadas de NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), são compromissos individuais assumidos por cada nação para cortar emissões de gases do efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas.
Atraso de grandes emissores preocupa
O atraso de países com grande impacto nas emissões globais, como União Europeia, China e Índia, tem gerado apreensão. A China só entregou sua NDC no fim de setembro, enquanto outros ainda não enviaram os documentos.
Segundo o embaixador Maurício Lyrio, do Itamaraty, o panorama será reunido em um relatório de síntese que deve “traduzir as NDCs em uma temperatura”, possivelmente acima do limite seguro de 1,5ºC estabelecido no Acordo de Paris.
Incertezas com EUA e Argentina
Dois países-chave estão em situação instável. Os Estados Unidos têm uma NDC herdada do governo Biden, mas com a reeleição de Trump em 2024, o país voltou a se afastar do Acordo de Paris.
Na Argentina, o presidente Javier Milei também sinalizou intenção de se retirar do pacto climático, o que poderia enfraquecer ainda mais os esforços globais.
Conteúdos em alta
Apesar disso, a ministra Marina Silva destacou que há ações paralelas sendo conduzidas por lideranças locais, como o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri.
Brasil se prepara para COP histórica
A COP30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), com a Cúpula de Líderes marcada para os dias 6 e 7.
O embaixador André do Lago, presidente da conferência, confirmou que mais de 160 países já estão credenciados, número suficiente para validar as negociações. “Vamos continuar guardando quartos a preço favorável para aqueles que ainda não começaram a negociar”, afirmou.
Como isso impacta sua vida?
A lentidão dos países em assumir compromissos climáticos concretos aumenta o risco de ultrapassarmos o limite de segurança global de temperatura. Isso significa mais eventos extremos, maior insegurança hídrica e alimentar, e impactos sociais em larga escala. A COP30 é uma chance histórica de pressionar os governos a agir — e o Brasil, como anfitrião, pode ter papel decisivo no rumo que o planeta vai seguir.
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.