Governadores criam consórcio para combater crime organizado
Santa Catarina fará parte do Consórcio da Paz.
Após a violenta operação no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes, sete governadores anunciaram a criação do “Consórcio da Paz”, uma iniciativa inédita de cooperação entre estados para o enfrentamento ao crime organizado. O projeto busca fortalecer o compartilhamento de dados, a compra conjunta de equipamentos e o apoio policial entre os estados.
Participação catarinense e plano nacional
Santa Catarina está representada no consórcio pelo governador Jorginho Mello (PL), que defendeu a união dos 27 estados da federação no enfrentamento à violência. “Temos gente qualificadíssima e precisamos atuar juntos”, declarou.
O grupo é liderado inicialmente pelo Rio de Janeiro, onde será instalado o escritório do consórcio. Participam também os governadores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo (por videoconferência) e a vice-governadora do Distrito Federal.
Apoio do governo federal
Em paralelo, o Ministério da Justiça criou um escritório emergencial para enfrentar o crime organizado no Rio, prometendo reforço de efetivo da Polícia Rodoviária Federal e o envio de agentes de inteligência e peritos.
A iniciativa também prevê transferências de presos perigosos para presídios federais.
Como isso impacta sua vida?
Santa Catarina e o Vale do Itapocu também enfrentam desafios relacionados à segurança pública. A integração nacional de estratégias e recursos pode refletir em mais eficiência no combate ao crime organizado na região, melhorando a proteção dos moradores.
Conteúdos em alta
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.