VÍDEO: Coruja invade mercado em Jaraguá e mobiliza resgate inusitado
Foto: Reprodução/Insatgram @biologo.christian
Uma coruja-buraqueira virou protagonista de um resgate incomum dentro de um mercado em Jaraguá do Sul esta semana. O animal entrou no local e não conseguia mais sair, gerando tensão e curiosidade entre clientes e funcionários. A missão de resgatá-la coube ao biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama, que contou com coragem, técnica e dois puçás para concluir o desafio com sucesso.
Segundo relato do biólogo envolvido na ação, a estrutura do galpão onde a ave estava não era muito alta, o que permitiu arriscar o resgate.
“Era só uma tentativa, porque se o bicho escapa da primeira, ele fica esperto e depois é muito mais difícil”, explicou.
Mesmo com medo de altura e sob o olhar atento de cerca de 20 pessoas que filmavam tudo, o especialista subiu em uma escada e adotou uma estratégia baseada no comportamento da ave. A coruja estava sobre uma placa e não conseguia visualizar o que se passava logo abaixo.
Com isso, ele usou os dois puçás para cercá-la por trás. No susto, como era esperado, a coruja voou diretamente para um dos puçás. A contenção foi feita com cuidado e eficiência. Veja o vídeo:
Ver essa foto no InstagramConteúdos em alta
Após a captura, o bicho – que costuma viver em grupos – foi solto em um terreno baldio próximo ao mercado, onde o biólogo já havia avistado outras corujas da mesma espécie.
Como isso impacta sua vida?
Situações como essa reforçam a importância de profissionais capacitados no manejo de animais silvestres. Além disso, mostram que a convivência urbana com a natureza é uma realidade cada vez mais presente. Em casos parecidos, o ideal é acionar órgãos ambientais ou especialistas para evitar riscos tanto aos animais quanto às pessoas envolvidas.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.