Bem-Estar | 17/11/2025 | Atualizado em: 18/11/25 ás 16:02

Homens ainda cuidam menos da saúde do que as mulheres

Ciência e experiência de vida comprovam que ter boa saúde é consequência também das escolhas

PUBLICIDADE
Homens ainda cuidam menos da saúde do que as mulheres

Foto de Andrea Piacquadio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/jovem-em-pijamas-com-dor-de-cabeca-pela-manha-3771115/

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. A ausência de cuidados prévios com a saúde, por meio de exames preventivos e consultas regulares, é um dos fatores que contribui para essa realidade. 

Ciência e experiência de vida comprovam que ter boa saúde vai além da genética, é consequência também das escolhas. No entanto, mesmo com campanhas de conscientização, avanços tecnológicos que permitem tratamentos mais eficazes e acesso a informações, muitos homens seguem relutantes em buscar atendimento médico para cuidar da saúde.

Diagnósticos tardios podem reduzir a chance de cura e aumentar a taxa de mortalidade em casos de doenças que poderiam ser prevenidas e controladas com acompanhamento médico. No caso de tumores primários de fígado, pulmão e rim e metástases para esses órgãos, fazer uma ablação pode ser indicado em uma avaliação médica para assegurar resultados terapêuticos, com possibilidade de cura de lesões.

Câncer de próstata é o mais comum entre homens

No caso do câncer de próstata, o tumor maligno mais comum entre homens no Brasil, o Inca estima 71.730 novos casos para este anos. Apesar de a estimativa de cura para esse tipo de câncer ser alta, podendo atingir 98%, a taxa de rastreamento preventivo ainda é baixa. 

O tratamento do câncer de próstata varia de acordo com o estágio da doença e as características do paciente, como idade, condição clínica, sintomas e presença de outras doenças, podendo ir desde o monitoramento do tumor até intervenção cirúrgica e terapias como radioterapia e quimioterapia, por exemplo.

A campanha Novembro Azul vem para reforçar a importância da atenção integral à saúde masculina. O foco está não apenas no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também de outras doenças. 

Câncer de pulmão atinge mais homens do que mulheres

O câncer de pulmão é um dos mais comuns em todo o mundo. Só no Brasil, são estimados 32.560 novos casos da doença este ano, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desse total, 18.020 casos são em homens e 14.540 são em mulheres, o que corresponde a 55% e 45% da população respectivamente. 

Entre os primeiros sinais de câncer de pulmão estão tosse crônica, dor no peito, falta de ar, rouquidão, perda de peso inexplicável, fadiga, entre outros. No entanto, muitas pessoas com câncer de pulmão não apresentam sintomas perceptíveis, o que reforça a necessidade de cuidados periódicos com a saúde, como alerta o Ministério da Saúde.

Por que os homens ainda se cuidam menos do que as mulheres?

Segundo o Programa Nacional de Saúde (PNS), a taxa de mulheres que vão ao médico é de 82,3%, bem acima dos 69,4% registrados entre os homens. A explicação para a resistência masculina em procurar médicos está pautada em fatores socioculturais. Uma construção cultural carregada de machismo e medo, afinal, a figura masculina sempre esteve ligada a conceitos como força e autossuficiência. Buscar auxílio seria, então, uma forma de demonstrar fraqueza e vulnerabilidade. Daí surgem a vergonha, o medo de ser julgado e o medo de diagnósticos. 

Ainda com relação à questão sociocultural, o homem é visto como provedor e trabalhador, o que explicaria a neglicência com justificativa de uma rotina acelerada e ausência de prioridade para autocuidado.

Há, ainda, o estigma em torno de alguns exames considerados “desconfortáveis”, como é o caso do toque retal, para rastreamento do câncer de próstata. Com isso, muitos sequer tomam conhecimento de que se trata de um exame simples e um dos principais para o diagnóstico precoce. 

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br