Jaraguaense é premiada na Itália por manter viva a cultura dos antepassados
Foto: Reprodução/Instagram @associazione_bellunesi_n_mondo
No mesmo dia em que comemorou mais um ano de vida, a jaraguaense Leni Dalle Court recebeu uma homenagem que atravessou fronteiras. Ela foi uma das premiadas na 25ª edição do Prêmio Internacional “Bellunesi che onorano la provincia in Italia e nel Mondo”, entregue neste domingo (23) no Teatro Dino Buzzati, em Belluno, na Itália.
A honraria foi concedida a Leni na categoria Social/Solidária, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da preservação da cultura italiana em Jaraguá do Sul e na América do Sul. Atualmente, ela é Conselheira e Gerente Social da Associazione Bellunesi nel Mondo – Famiglia Jaraguá do Sul, e já presidiu a entidade em 2020.
Discurso emocionado e tradição preservada
Durante a cerimônia, Leni fez um discurso emocionado inteiramente em dialeto Canalin, onde agradeceu à indicação da Famiglia Jaraguá do Sul e ressaltou a importância de manter viva a cultura dos “nonnos e bisnonnos”, que ajudaram a construir cidades como Jaraguá do Sul.
O prêmio é promovido pela Província de Belluno, pela matriz mundial da Associazione Bellunesi nel Mondo e pelos Rotary Clubs de Belluno, Feltre e Cadore-Cortina. A cerimônia reuniu representantes locais e internacionais, entre eles o presidente da associação, Oscar de Bona, o ex-sindaco Luca Luchetta e representantes da comunidade brasileira como Lourival Dias, Iria Tancon e Zenaide Giovanella.

Uma vida dedicada à cultura
Natural de Luiz Alves, Leni mora em Jaraguá do Sul há 42 anos. Desde 1999, ela participa ativamente das atividades culturais da comunidade bellunese na região, como a construção da Chiesetta Alpina e diversos eventos da Associação.

“Sempre fiz tudo com amor. Manter a tradição italiana, que está na raiz de muitos de nós, é algo que me move”, afirmou Leni. Seu trabalho fortalece o laço entre os descendentes de italianos e a terra de origem, contribuindo para que novas gerações conheçam e valorizem suas origens.
Conteúdos em alta
>> Leia também: Jaraguaense vai receber prêmio na Itália por trabalho social e solidário
Como isso impacta sua vida?
Histórias como a de Leni inspiram a valorização das próprias raízes e mostram como a cultura é capaz de conectar gerações e atravessar continentes. É um lembrete de que a identidade local também se constrói com memórias, tradições e muito engajamento.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.