Massaranduba rende honra à FEB: solenidade alusiva aos heróis da Força Expedicionária Brasileira e à memória de seus pracinhas
Fotos: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Massaranduba, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Esporte, Cultura e Turismo, em conjunto com a Associação dos Expedicionários de Jaraguá do Sul, realizou em 28 de novembro de 2025, às 10h30, uma Solenidade Cívico-Militar junto ao Memorial dos Expedicionários. O evento teve como objetivo principal prestar memória e homenagear os destemidos Pracinhas massarandubenses que combateram o nazifascismo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, bem como celebrar a data de 23 de novembro de 1943, que marcou a composição das tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) pelo Decreto-Lei n° 6.018-A.
A solenidade foi aberta com saudações às autoridades e à comunidade presentes. Entre as autoridades presentes destacavam-se representantes da sociedade civil e militar, bem como as presenças de Marco Antonio da Silva (DEGA), Diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, e Ademir Pfiffer, historiador do Setor do Patrimônio Histórico-Cultural de Jaraguá do Sul, bem como do Sr.Ilmar Saplinski, Vice-Prefeito Municipal de Massaranduba.












O roteiro da homenagem
1. Discursos Iniciais e Contextualização
O evento foi introduzido com o pronunciamento oficial da Prefeitura, pela oradora do evento, Senhora Ariete Mirtes Kuchnbecker Pacher, saudando os presentes e contextualizando o objetivo: celebrar a memória dos Expedicionários massarandubenses.
Em seguida, o 1º Tenente Charles de Alencar Pasquali, Oficial representante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, fez uso da palavra, destacando o sacrifício dos 15 Pracinhas de Massaranduba que, em 1944, deixaram tudo para lutar pela liberdade na Itália. O Tenente lembrou o alto preço pago – 466 Pracinhas tombados – e ressaltou que o Monumento da cidade é um símbolo de honra, gratidão e compromisso com a história, onde “a história desses homens jamais será apagada.”
2. Relação Nominal e Momento Solene
Na sequência, foram citados os nomes dos Expedicionários Massarandubenses Homenageados no Memorial, lidos pela aluna Isadora Girardi, da Escola P. Bruno Linden. Os nomes foram: Alfredo Weiss, Alois Leitold, Augusto Braatz, Giovani Detofol, Henrique Jacobi, Henrique Vegini, Hilário Manoel de Souza, João Apolinário Guesser, João Hafermann, José Mainka, Ladislau Lewandowski, Norberto Safanelli, Otto Eduardo Kuhr, Pedro Decker e Silvestre Cicz.
Após a saudação de “Uma Salva de Palmas aos nossos Heróis”, foi executado o Toque de Silêncio pelo músico Bruno Matos, em um gesto de respeito e profundo reconhecimento.
Conteúdos em alta
3. Depósito de Coroa de Flores e Homenagem Familiar
Para externar o reconhecimento e memória, foi realizado o translado e depósito de uma coroa de flores junto ao monumento. Conduziram o ato:
• Sr. Ilmar Saplinski, Vice-Prefeito Municipal de Massaranduba.
• O Tenente Charles de Alencar Pasquali, Oficial do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.
• O Sr. Adalberto Jacobi, Filho de Expedicionário, representando a Câmara de Vereadores.
Em seguida, o Vereador Joanir Lewandowski, filho do Expedicionário Ladislau Lewandowski, proferiu um discurso emocionado. Ele listou os Heróis por seus respectivos escalões de embarque (1º, 3º, 4º e 5º) e destacou a história do reconhecimento popular aos Pracinhas, que ocorreu espontaneamente após a “frieza oficial” da época de Getúlio Vargas. O vereador finalizou com o legado familiar, honrando a memória do pai, que ensinou que o Exército Brasileiro é uma “instituição de honra, de honestidade e que a integridade sempre foram faróis dentro e fora dos quartéis.”
4. Entrega de Méritos e Condecorações
A parte final da solenidade foi dedicada ao agraciamento de personalidades por seus serviços à causa da FEB e da história militar:
• Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes: Concedida ao Sr. Sérgio Luiz Campregher (historiador e pesquisador de Blumenau) e ao 1º Tenente Charles de Alencar Pasquali.
◦ Ato conduzido por: Dr. Marcos Aurélio Rosa e Sr. Ivo Kretzer.
• Diploma de Mérito da Associação da FEB: Concedido ao 2º Sargento PM Jair Warmling Moro (Comandante da PM de Massaranduba).
◦ Ato conduzido por: Sr. Ivo Kretzer.
• Mérito da Medalha da Associação dos Amigos da Polícia do Exército: Concedido ao Dr. Marcos Aurélio Rosa (advogado das causas militares).
◦ Ato conduzido por: Sr. Ivo Kretzer.
• Diploma dos 80 anos da Vitória da FEB: Concedido ao Coronel Antônio Fernando Adorno Cossa (Comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau).
◦ Ato conduzido por: Sra. Clélia Maria Kreusch Andrade.
5. Doação Histórica e Encerramento
Em um dos últimos atos, a Associação dos Expedicionários de Jaraguá do Sul, por meio do Sr. Ivo Kretzer, realizou a doação de um conjunto de farda militar réplica (modelo utilizado em combate pelos Pracinhas) ao Museu Municipal de Massaranduba. A doação foi recebida pelo Sr. Ilmar Saplinski, Vice-Prefeito Municipal de Massaranduba. e pelo Secretário Johnny Montosky.
O Sr. Ilmar Saplinski, Vice-Prefeito Municipal de Massaranduba, proferiu as palavras finais. Cumpridas todas as formalidades, a solenidade foi declarada encerrada com a execução da Canção do Expedicionário.
Preservação da história
A Solenidade de 28 de novembro de 2025 reafirmou o compromisso de Massaranduba com a preservação de sua história e a honra de seus filhos que serviram à Pátria em um momento crucial da história mundial. Ao celebrar o passado, o evento serviu como um “marco de identidade” e um lembrete para as futuras gerações de que a liberdade e a democracia têm um custo e são defendidas pela coragem de homens simples, humildes e trabalhadores, cujo legado “o tempo não apaga.”
Ademir Pfiffer
Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais