UniSociesc lança pós-graduação em Jaraguá do Sul em parceria com a WEG
Foto: Facebook/Unisociesc
A parceria entre a UniSociesc e a WEG ganhou um novo capítulo com o início de uma pós-graduação exclusiva voltada para Engenharia Metalúrgica. A formação, que começou no dia 25 de novembro, foi desenvolvida especialmente para atender às demandas técnicas da indústria e reúne 43 colaboradores da companhia em um programa totalmente presencial, sediado na unidade de Jaraguá do Sul.
Curso foi criado para fortalecer competências técnicas na indústria
Com duração estimada de 18 meses e carga horária de 375 horas, a pós-graduação foi concebida pela Ânima Soluções, área do Ecossistema Ânima dedicada à criação de produtos educacionais sob medida para empresas. A estrutura curricular foi construída em conjunto com lideranças da WEG, garantindo alinhamento direto com os desafios e necessidades da operação industrial.
Por se tratar de um módulo In Company, as aulas não foram abertas ao público externo. A abertura oficial aconteceu no Centro de Treinamento WEG, com a presença dos participantes, representantes da instituição e convidados da empresa.
Educação corporativa como estratégia para qualificação
A head da Ânima Soluções destacou o papel da iniciativa na aproximação entre ensino superior e setor produtivo.
“Este projeto reflete o compromisso da Ânima Soluções em aproximar educação e mercado. Ao desenvolvermos uma pós-graduação feita sob medida para a WEG, ampliamos a capacidade de formação continuada dentro da indústria e entregamos um produto que conecta teoria, prática e inovação de forma estratégica”, afirma Claudia Yumi Harada.
Ela acrescenta: “Nosso objetivo é apoiar empresas na qualificação de seus times por meio de soluções educacionais que atendam às suas demandas, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, retenção de talentos e para o crescimento dos setores produtivos”.
Conteúdos em alta
A coordenadora do curso, professora Maria Inêz Reinert, reforça a relevância do programa diante da escassez de profissionais especializados. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que 77% das metalúrgicas no país relatam dificuldades para contratar engenheiros especialistas.
“A formação prática e teórica de uma pós em engenharia de fundição é uma estratégia para a indústria metal mecânica para fortalecer o segmento com profissionais mais preparados tecnicamente, pois realmente é perceptível ao longo dos anos uma deficiência de especialistas na área”, ressalta.
UniSociesc reforça papel como formadora de talentos para o setor produtivo
A iniciativa também evidencia o compromisso da UniSociesc em contribuir para o desenvolvimento econômico regional por meio de qualificações alinhadas ao mercado. A instituição já possui tradição em inovação, ambientes maker, coworking e laboratórios modernos, além de ser reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina.
Fundada há 65 anos, e integrante do Ecossistema Ânima, a UniSociesc oferece mais de 70 cursos em unidades distribuídas por Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul, além de uma rede de polos para ensino digital dentro e fora do Estado.