Homens jaraguaenses se mobilizam em campanha pelo fim da violência contra a mulher; veja o vídeo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nos dias que seguiram o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, lembrado em 6 de dezembro, um grupo de homens de Jaraguá do Sul decidiu ir além da data simbólica e se manifestar publicamente.
A iniciativa partiu do escritor Nelson Luiz Pereira, radicado em Jaraguá do Sul, que reuniu amigos e conhecidos em uma corrente de vídeos curtos e mensagens de conscientização. Ele conta que convidou mais de 500 homens de sua rede pessoal, mas apenas 15 toparam participar – o que, segundo ele, reforça a urgência de se falar sobre o tema.
Para ele, “as mulheres estão morrendo porque estão se libertando, e a sociedade ainda não está preparada para isso”.
O conteúdo começou a circular nesta quinta-feira (11), e foi compartilhado pela vereadora e colaboradora Sirley Schappo. A campanha teve como foco principal chamar outros homens à responsabilidade que cada um tem na vida das mulheres à sua volta.
Vídeo reforça o papel dos homens no enfrentamento à violência
No vídeo, fotografias de homens de diferentes idades aparecem em sequência, segurando placas com frases curtas e diretas incentivando à não violência contra as mulheres.
Frases como “A dor de vocês também é minha” e “Uma mulher não deve temer o homem que ama” aparecem nos cartazes, acompanhadas de outras mensagens que reforçam a importância do respeito e da proteção. Também há referências diretas à denúncia da violência, com o número 180 destacado em uma das placas.
Conteúdos em alta
“Eu escolho estar ao lado das mulheres. Não admito que um homem, de verdade, maltrate uma mulher. E isso não envolve somente a violência física ou a morte. Existem ‘zilhões’ de formas de violência. É uma nova postura que a gente precisa assumir. Temos que lutar juntos, homens e mulheres”, complementa.
Nelson também destacou a importância da responsabilidade masculina nessa pauta: “os homens também precisam disso. Precisam encabeçar essa luta. Não dá mais para se calar.”
O objetivo é reconhecer o problema, romper o silêncio e assumir uma postura ativa diante da violência de gênero.
Assista ao vídeo completo:
O vídeo foi inspirado em uma produção recente criada pela vereadora Sirley Schappo, que contou com a participação dos homens que integram a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Nelson destaca que muitas mulheres seguem firmes nessa luta e cita como referência o trabalho de lideranças femininas da cidade, como a própria Sirley, Nina Santin Camello, ex-vereadora e ex-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e Margarete Ewald, do Instituto Borboleta.
Ambas as ações são alusivas à Semana Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, criada pela Lei nº 9.150/2022, de autoria de Sirley em parceria com Nina Santin Camello.
Como isso impacta sua vida?
Iniciativas como essa ajudam a romper padrões e silêncios que, por muito tempo, protegeram agressores. Ao ver homens se posicionando de forma clara, outros podem se inspirar e entender que combater a violência contra a mulher também é tarefa deles. É um passo local, mas com potência transformadora para toda a comunidade.