Cuidado com faxinas e obras de verão: biólogo alerta para o risco de bichos venenosos
Foto: Reprodução/Instagram Gilberto Duwe
Com a chegada do verão, aumenta a vontade de colocar a casa em ordem. Reformas improvisadas, limpezas pesadas e destinação dos entulhos acumulados viram rotina em Jaraguá do Sul e região. Mas o que pouca gente lembra é que esse cenário também atrai visitantes perigosos: animais peçonhentos que se escondem entre materiais de construção e restos de obra, por exemplo.
O alerta foi feito pelo biólogo Gilberto Duwe, de Jaraguá do Sul, pelas redes sociais, após encontrar uma aranha armadeira dentro de um tijolo, durante uma pequena obra que decidiu fazer em casa.
No vídeo, Duwe compartilhou a descoberta de uma aranha peçonhenta ao montar uma churrasqueira. Quando foi manusear os tijolos, encontrou uma armadeira, uma das mais venenosas do Brasil, escondida dentro de um dos buracos
“Ela é peçonhenta e ativa à noite. De dia, fica escondida. E buraco de tijolo é um esconderijo perfeito”, explicou. Segundo ele, muitas pessoas se preocupam apenas com o chão, mas esquecem de olhar onde colocam as mãos, o que aumenta o risco de acidentes.
O biólogo reforçou que é exatamente o tipo de ambiente procurado por animais em busca de abrigo. Escorpiões, serpentes e outras espécies também podem estar presentes.
Veja o vídeo:
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
Para quem mora em Jaraguá do Sul e região, o recado é claro: todo cuidado é pouco durante os meses de calor. Ao fazer faxina ou reformar a casa, use luvas, verifique materiais antes de tocar e evite colocar a mão em locais escuros ou com frestas. Pequenas atitudes podem evitar acidentes sérios com animais peçonhentos.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.