7 hospitais públicos de SC estão entre os melhores do Brasil, aponta estudo nacional
Fotos: Divulgação/SES
Santa Catarina se destacou em um levantamento nacional ao emplacar sete unidades na lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. A avaliação, divulgada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), considerou indicadores como taxa de ocupação, índice de mortalidade, quantidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes.
As instituições catarinenses que figuram no ranking estão espalhadas por diferentes regiões do estado: o Hospital Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis; o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville; o Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú; o Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes e o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), em São José; e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.
Qualidade no atendimento é destaque
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o reconhecimento é reflexo dos investimentos feitos pela atual gestão estadual em todas as regiões. “Avançamos na entrega de um atendimento de qualidade à população, garantindo o retorno que os catarinenses merecem”, afirmou.
O estudo levou em conta apenas hospitais que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem ligação com planos de saúde privados. Santa Catarina aparece empatada com o Pará na terceira posição do ranking, com 7% das instituições da lista. São Paulo lidera com 30%, seguido de Goiás, com 10%.

Novas etapas e impacto dos investimentos
Em maio, o Ibross divulgará o Top 10 nacional, com base em outros critérios como satisfação dos pacientes, certificação de qualidade e uso eficiente de recursos. O estudo foi feito com apoio da OPAS/OMS, Instituto Ética Saúde, Conass e Conasems.
Desde 2023, o Governo de SC tem apostado em programas como o de Valorização dos Hospitais e a criação da Tabela Catarinense, que ampliaram a capacidade de atendimento e possibilitaram novos leitos e habilitações em diversas especialidades.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
A presença de hospitais catarinenses entre os melhores do país é um indicativo direto da melhora na qualidade do atendimento para quem depende do SUS. Mesmo para moradores do Vale do Itapocu e regiões vizinhas, os investimentos estaduais se refletem em maior oferta de serviços, leitos e agilidade nos atendimentos de média e alta complexidade. É um sinal de que a saúde pública está em rota de avanço no estado.