Mudança no trânsito: implantação do binário avança nas ruas João Januário Ayroso e Walter Marquardt
O cronograma se estende até quinta-feira (15).
Começa nesta terça-feira (13) uma nova etapa da implantação do binário entre as ruas João Januário Ayroso e Walter Marquardt, em Jaraguá do Sul. As mudanças envolvem alterações de sentido, ajustes em semáforos e novas rotas para motoristas.

Alterações por etapas
A partir das 6h da terça-feira (13), o trecho da Rua João Januário Ayroso — entre a Loja Lux (entroncamento com João Planincheck/Marechal Deodoro) e a Ponte do Curtume (Rua Ottilia Prim Schmidt) — passará a ter sentido único no fluxo Centro-bairro.
Com isso:
- Quem vem pela Rua Acre precisará acessar a Rua Planincheck para alcançar a Walter Marquardt.
- Não será mais possível cruzar direto ao lado da Speed Pneus.
Quarta-feira (14): nova mudança na João Januário
O segundo trecho da João Januário Ayroso — da Ponte do Curtume até a Ponte da Argi/Arroz Urbano (Rua Enrico Fermi) — também passará a ter mão única no sentido Centro-bairro.
- A Rua Enrico Fermi passa a ter mão única no sentido João Januário/Walter Marquardt.
- Quem vier no sentido bairro/Centro não poderá mais virar à esquerda no semáforo para acessar a Rua Luiz Bortolini.
- A conversão deverá ser feita pela Rua Arduíno Pradi (Padaria Pront Pani).
Quinta-feira (15): mudanças na Walter Marquardt
Na última etapa, o trecho da Rua Walter Marquardt entre a Ponte da Argi/Arroz Urbano e a Ponte do Curtume terá mão única no sentido bairro/Centro, com duas pistas de rolamento.
- O semáforo da Rua Adolf Putjer (Prefeitura) terá ajuste no tempo de abertura.
- A travessia de pedestres será centralizada em uma faixa, em frente à Prefeitura, que abrirá em todos os ciclos — sem necessidade de acionar a botoeira.
Como isso impacta sua vida?
O novo binário deve melhorar o fluxo nas regiões do Jaraguá Esquerdo, São Luís, Barra do Rio Molha e Barra do Rio Cerro. Mas atenção: motoristas e pedestres devem redobrar os cuidados nos primeiros dias. As mudanças exigem adaptação, mas prometem mais agilidade e segurança no trânsito urbano.
Conteúdos em alta
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.